Fone(99) 3525-1636

ZAP(99) 99168-5235

Agrotóxicos estão presentes no ‘lanche das crianças’, mas Anvisa não fiscaliza

Pesquisa detectou pesticidas em 60% dos alimentos ultraprocessados, incluindo bisnaguinha, bolachas e bebidas lácteas; glifosato foi encontrado em mais da metade dos produtos.

A reportagem é de Hélen Freitas, publicada por Por Trás do Alimento, uma parceria entre a Agência Pública e Repórter Brasil, 10-06-2021.

Que há doses de agrotóxicos acima do permitido em boa parte da laranja, da cenoura e de outras frutas e verduras que chegam à nossa mesa já é público. Mas uma pesquisa inédita revelou que também há pesticidas em alimentos que pouca gente imagina, como cereais matinais, bolachas, bebidas lácteas e pães.

O estudo ‘Tem veneno nesse pacote’, realizado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), mostrou que 59% dos produtos ultraprocessados mais consumidos no país tinham resíduos de agrotóxicos. Foram testados 27 produtos, divididos em 8 categorias de alimentos e bebidas (veja tabela abaixo). Todos os que tinham trigo em sua composição apresentaram resíduos de algum agrotóxico. Em 51,8% foi possível verificar a presença de glifosato, considerado potencialmente cancerígeno, ou glufosinato, herbicida relacionado à má formação embrionária e a problemas no sistema nervoso central em ratos.

Os produtos campeões de agrotóxicos foram o biscoito de água e sal Vitarella Tradicional e Bisnaguinhas Originais, que apresentaram resíduos de nove venenos cada, além do butóxido de piperonila, ingrediente potencializador dos princípios ativos dos agrotóxicos.

®SISTEMA NATIVA DE COMUNICAÇÃO

© 2009-2020 RÁDIO NATIVA FM 99,5 - Todos Direitos Reservados. IMPERATRIZ-MA

((designer by AEHER))