Fone(99) 3525-1636

ZAP(99) 99168-5235

Dia Mundial do Doador de Sangue movimenta parceiros para estimular doações

O Hemocentro Coordenador de Palmas realiza diversas ações para captação de sangue no dia do Doador

Laiany Alves – Governo do Tocantins

A Hemorrede Tocantins está movimentando os parceiros nesta segunda-feira, 14 de junho, no Dia Mundial do Doador de Sangue para ampliar as doações e melhorar os estoques, que estão críticos devido à pandemia do novo Coronavírus.

Durante todo o mês de junho a Hemorrede realizará agendamentos de coletas programadas e coletas externas. Os interessados podem procurar qualquer Unidade da Hemorrede para realizar os agendamentos. Nesta segunda-feira, 14, está previsto coleta externa, na Unidade Móvel do Hemocentro no prédio do Ministério Público Estadual (MPTO), das 9h às 12h.

Esta é uma ação conjunta de diversas instituições para estimular a doação de sangue. O Projeto “Parceiros pela Vida” pretende estimular os servidores do próprio MPTO e suas associações, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Sebrae e Justiça Federal a realizarem doações de sangue. Os interessados devem agendar a doação pelo telefone (63) 99100-0921.

No mesmo dia, outra iniciativa será realizada na sede do Hemocentro Coordenador de Palmas, às 9h30, onde os funcionários das empresas “Copiadora Exata” e “Fármacia Unicom” estarão realizando suas doações.

Cadastro de Medula

Já no Palmas Shopping a equipe do Hemocentro estará realizando cadastro de medula óssea. A ação que se estende até o dia 17 de junho, das 13h às 17h. Os interessados podem procurar o local, desde que estejam em bom estado de saúde, não sendo necessário estar em jejum, além de possuir entre 18 e 55 anos. Mais informações no telefone (63) 3223-1100.

Para responsável pela Captação de Doadores do Hemocentro Coordenador de Palmas, Robéria Fernandes o engajamento das instituições públicas e privadas estão ajudando a manter os estoques de sangue, mas a população em geral deve ajudar. “Necessitamos destas ações o ano inteiro, quanto mais pessoas doarem sangue, mais vidas podem ser salvas. Conclamamos a sociedade a ajudar nesta causa, doar sangue salva vidas!”.

Dia do Doador de Sangue

O objetivo desta data é homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 – 26 de junho de 1943), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

®SISTEMA NATIVA DE COMUNICAÇÃO

© 2009-2020 RÁDIO NATIVA FM 99,5 - Todos Direitos Reservados. IMPERATRIZ-MA

((designer by AEHER))