Fone(99) 3525-1636

ZAP(99) 99168-5235

Selecionados os Municípios para o Programa de Apoio ao Planejamento Municipal

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan), divulgou o resultado final dos quatro municípios que foram selecionados para o Programa de Apoio ao Planejamento Municipal, no âmbito do PROMUNICÍPIOS. São eles: Arame, Balsas, Barreirinhas e Riachão. Ao todo, foram recebidas 32 inscrições de municípios de diferentes regiões do estado e o resultado completo pode ser conferido no site da Seplan, por meio do link: seplan.ma.gov.br/promunicipios/

O PROMUNICÍPIOS é um programa de assessoramento técnico municipal do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Articulação Política (Secap) que, além da iniciativa da Seplan, conta também com a atuação da Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE), do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) e da própria Secap.

De acordo com Roberto Matos, secretário Adjunto de Planejamento e Orçamento da Seplan, as ações irão fortificar a cultura de planejamento nos municípios maranhenses, a partir da troca de experiências e da aplicação de metodologia consolidada que foi utilizada para elaboração do Plano Plurianual Estadual.

“A ideia é capacitar os municípios para a elaboração do PPA Municipal 2022-2025 e ajudá-los na estruturação de uma política pública municipal, desde o diagnóstico do problema público que o município se propõe a solucionar, passando pelo desenho da política pública, implementação e formas de monitoramento, controle e avaliação. Técnicos da Seplan darão todo o suporte para o bom andamento das atividades”, enfatizou o secretário adjunto.

A capacitação começa nesta segunda-feira (7) e contará também com o lançamento da ferramenta Data IMESC de inteligência de dados municipais, que será disponibilizada aos inscritos. Todas as atividades serão desenvolvidas de forma remota, mediante a utilização da plataforma de ensino a distância da Escola de Governo (EGMA).

De forma a reconhecer o grande interesse dos demais 28 municípios que se inscreveram, serão disponibilizados os conteúdos da formação. Trata-se de uma iniciativa de colaboração entre o estado e os municípios, que visa fortalecer o planejamento e a qualidade das políticas implementadas no território maranhense.

®SISTEMA NATIVA DE COMUNICAÇÃO

© 2009-2020 RÁDIO NATIVA FM 99,5 - Todos Direitos Reservados. IMPERATRIZ-MA

((designer by AEHER))