Fone(99) 3525-1636

ZAP(99) 99168-5235

Araguatins: evento on-line trabalha motivação e formação dos estudantes

O destaque da inciativa foi a história de superação do jovem médico, Dowglas de Oliveira, ex-estudante da rede estadual de ensino

O II Webinário “Prosa e Poesia – Entre olhares e reflexões’, realizado pelo Colégio Estadual Osvaldo Franco, de Araguatins, nesta terça-feira, 1º, com a participação da secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar destacou a história de superação do jovem médico Dowglas de Oliveira, ex-estudante da rede estadual de ensino.

O evento busca trabalhar temas multidisciplinares, com a proposta de contribuir com a formação dos estudantes da unidade escolar. ‘Construindo a Própria História’ foi o tema da palestra de Dowglas de Oliveira, que cursou o ensino médio no Centro de Ensino Médio Bom Jesus, em Gurupi.

Nascido e criado na cidade de Gurupi, Dowglas é filho de empregada doméstica e formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Tocantins. Durante o evento on-line, ele lembrou que sempre teve o sonho de cursar Medicina e que a sua história é um resultado de um esforço individual e das pessoas que o ajudaram, sobretudo dos professores.

“Tenho orgulho de falar onde nasci, as minhas origens, e da gratidão pelas conquistas. Desde criança sempre sonhei ser médico. Quando você descobre uma grande ferramenta chamada educação, você entende que existe uma realidade melhor da qual você nasceu e você pode se tornar um grande profissional, ser referência para a sua família e sua comunidade. Foi a partir da educação que eu pude ver que eu poderia ir além da minha realidade”, destacou.

O jovem médico lembrou aos estudantes a não desistir dos sonhos, apesar das adversidades.  “Todos nós temos nossas dificuldades. A diferença é não se vitimizar para não se paralisar. Eu não tinha acesso a cursinho, nem internet em casa. Mas busquei ajuda, seja em biblioteca pública ou apoio dos professores além da sala de aula. E após muita persistência, os resultados foram aparecendo. Todo o esforço valeu a pena, hoje vivo uma realidade que sempre sonhei. É possível mudar a história da sua vida e a forma mais fácil é por meio da educação”, ressaltou.

A secretária Adriana Aguiar, que participou ativamente da vida escolar de Dowglas, elogiou a ação da unidade escolar. “Essa é uma história viva do acreditar na educação, no potencial das pessoas. Tenho certeza de que a história do Dowglas está inspirando outros alunos, e a iniciativa da unidade também inspira outros profissionais da educação. Nós precisamos desenvolver educação junto com o desenvolvimento social. O resultado dessa ação implicará positivamente na vida dos nossos estudantes”, destacou.

A titular da Pasta ainda lembrou que na rede estadual de ensino existem muitos exemplos como de Dowglas, ao citar o jovem Rhenan Cauê Barbosa, ex-aluno do Colégio Estadual Osvaldo Franco, que ficou conhecido internacional por desenvolver ações voltadas à conservação do meio ambiente com o projeto de revitalização do córrego Brejinho, em Araguatins. “São histórias que nos motivam e nos inspiram”, citou a gestora.

Segundo o professor Alex Montel, um dos organizadores do evento e mediador da live, o evento tem sequência neste mês, com a realização de mais duas palestras, sedo uma com a professora mestranda Patrícia Morais e a outra com o professor doutorando Éber Sousa. “Estamos abordando temas variados tentando trabalhar a educação como motivadora, diversificando o modelo de ensino, nesse momento tão desafiador que estamos vivendo com a pandemia”, frisou.

Ao final de cada evento, os estudantes têm a oportunidade de compartilhar experiências e interagir com perguntas, por meio do chat.

®SISTEMA NATIVA DE COMUNICAÇÃO

© 2009-2020 RÁDIO NATIVA FM 99,5 - Todos Direitos Reservados. IMPERATRIZ-MA

((designer by AEHER))