Fone(99) 3525-1636

ZAP(99) 99168-5235

Colmeias da Suzano: Produção do mel ganha destaque no MA, PA e TO

O Programa está presente em 11 cidades nos estados do Maranhão, Pará e Tocantins, beneficiando na geração de renda das famílias de apicultores da região 

Presente na casa de diversos brasileiros, o mel se tornou um dos maiores aliados para auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico durante a pandemia de Covid-19. Por ter uma grande procura, a sua produção aumentou significativamente. Como reflexo dessa realidade, o Programa Colmeias, iniciativa da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, vem incentivando o fortalecimento da apicultura e o crescimento da cadeia apícula nos estados do Maranhão, Pará e Tocantins.

Com ótima aceitação, o programa tem contribuído atualmente na geração de renda de 87 famílias de apicultores da região Tocantina do Maranhão, presente em três comunidades diferentes, somando 279 pessoas beneficiadas diretamente pela iniciativa. Os eixos de atuação incluem organização e gestão, assistência técnica e tecnológica, comercialização e mercado.

O programa já conta com 11 cidades, entre elas: Imperatriz, Açailândia, Davinópolis, Governador Edson Lobão, São João do Paraíso, Vila Nova dos Martírios no Maranhão, Dom Eliseu e Ulianópolis no Pará e Angico, Nazaré e Riachinho no Tocantins. Nessas localidades, atualmente, são produzidos aproximadamente um total de 9 toneladas de mel, no entanto o programa tem prospectado a diversificação da produção e manejo integrado da atividade, para a produção de própolis, Pólen, cera e outros produtos em potencial.

“Em 2020 houve um aumento de 29%, em relação a 2019, no volume de mel produzido nas comunidades participantes. Para este ano, a nossa meta é ceder as áreas de florestas nativas da Suzano para a instalação de apiários, melhorando assim a renda dos apicultores, fortalecendo a cadeia produtiva do mel na região de atuação da unidade no MA e contribuindo para a preservação da natureza por meio da polinização”, acrescenta Ana Paula Pulito, Coordenadora de Desenvolvimento Social e Meio Ambiente da Suzano.

Benefícios do mel e da própolis – Com a pandemia de Covid-19, houve um aumento por produtos que fortalecessem a imunidade, um dos principais motivos que levaram a elevação das vendas do mel. Além disso, as abelhas também produzem a própolis a partir da seiva das árvores.

Mel e suas possibilidades – Produzido por meio de uma batedeira e técnicas específicas de preparo, o mel possui uma textura mais densa e cremosa, como o nome já diz. O produto se destaca pela sua diversidade de sabores, além do natural, há ainda opções com gengibre, chocolate e café. O mel cremoso mantém propriedades benéficas para o organismo similar ao que o mel in natura oferece.

Sobre a Suzano

Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br

Assessoria de Imprensa da Suzano 

®SISTEMA NATIVA DE COMUNICAÇÃO

© 2009-2020 RÁDIO NATIVA FM 99,5 - Todos Direitos Reservados. IMPERATRIZ-MA

((designer by AEHER))