Fone(99) 3525-1636

ZAP(99) 99168-5235

Curso do Senar capacita produtoras do município de Guaraí

O curso de “Produção de doces, conservas, compotas e frutos cristalizados” realizado pelo SENAR no município de Guaraí reuniu produtoras da região em busca de aprendizado e capacitação. O treinamento dá condições para que as participantes possam trabalhar com os frutos da região, preservando o alimento processado por mais tempo e trazendo alternativas para o cardápio da família, além da possível comercialização.

Durante as manhãs e as tardes, as alunas foram coordenadas pela engenheira de alimentos e instrutora do SENAR, Patrícia de Oliveira: “Este é um curso profissionalizante que prepara para trabalhar com conservas de frutas para poder ajudar as participantes a acrescentar a renda familiar”, explicou. Segundo a instrutora, o objetivo do curso é desenvolver habilidades básicas de saúde, segurança do trabalho e cuidados com o meio ambiente, além de apresentação teórica de temas como valor nutricional de frutos, higienização do local de trabalho, dos materiais, equipamentos e pessoal.

Uma das alunas pretende aproveitar do aprendizado adquirido durante o curso para complementar a renda familiar. Dona Maria de Lourdes já trabalhava com a venda de salgados e viu no curso uma nova oportunidade: “Pretendo trabalhar também com doces. Já tenho meus clientes de salgados que sempre me questionavam sobre esses outros produtos. Com esse treinamento posso atender todos de forma completa e ainda aumentar a renda de casa”, comentou.

Segundo ela, dentre tantos ensinamentos, o curso a ajudou a perceber a medida certa da higienização do espaço de trabalho e reaproveitamento dos ingredientes: “Não desperdiçamos nada. A sobra do açúcar usado para cristalizar foi colocada na calda; a massa das frutas que geralmente se joga fora, usamos para fazer compota”, finalizou.

O curso foi uma parceria do Senar com o Sindicato Rural de Guaraí e é mais uma oportunidade de formar empreendedoras e profissionais para o mercado de trabalho, buscando um giro positivo para a economia local.

MAIS SENAR

Confira mais notícias, informações e outras reportagens nos nossos sites (www.faetrural.com.br)  (www.senar-to.com.br) e nas redes sociais.

Renata Santana

DCom. Sistema Faet/Senar

®SISTEMA NATIVA DE COMUNICAÇÃO

© 2009-2020 RÁDIO NATIVA FM 99,5 - Todos Direitos Reservados. IMPERATRIZ-MA

((designer by AEHER))