Fone(99) 3525-1636

ZAP(99) 99168-5235

Servidores da Funac são imunizados contra a Covid-19

Presidente da Funac, Sorimar Sabóia, comemora vacinação (Foto: Divulgação)
Presidente da Funac, Sorimar Sabóia, comemora vacinação (Foto: Divulgação)

Servidores da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), trabalhadores que estão na linha de frente do atendimento aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, foram imunizados contra a Covid-19.

A presidente do órgão, Sorimar Sabóia fala da importância da imunização dos servidores. “Os servidores imunizados se sentem seguros para exercerem suas funções e transmitem segurança para seus familiares e para os adolescentes atendidos quanto ao contágio da Covid-19”, afirma.

Emocionada, a diretora Técnica da Funac, Lúcia Diniz enfatiza a importância da vacina. “É um dose de esperança, estou muito emocionada com a vacinação dos servidores da Fundação. Somos merecedores por tudo o que fazemos e vivenciamos nesse contexto de pandemia. Que todo o nosso povo tenha acesso a vacinação”, diz.

A gestão da Funac tem adotado uma série de medidas de enfrentamento ao coronavírus (Covid-19). Realizou adequações na rotina sociopedagógica dos Centros Socioeducativos, investiu na aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs) e sanitização da Sede Administrativa e Centros Socioeducativos. No total, foram distribuídos nos Centros Socioeducativos da Grande Ilha, de Imperatriz e Timon, mais de 22 mil máscaras e 17 mil luvas descartáveis, e cerca de 780 vidros de 500 ml de álcool em gel.

O trabalho da socioeducação foi reestruturado, levando em consideração o contexto da pandemia. “O atendimento socioeducativo é desafiador, a nossa responsabilidade aumentou, mas o nosso compromisso de garantir um atendimento humanizado e qualificado para os adolescentes permaneceu o mesmo. O nosso trabalho é contínuo e tivemos que nos reinventar para garantir os atendimentos na área do esporte, educação, saúde, cultura e lazer”, destaca a gestora.

Todos os servidores e adolescentes da Funac dos Centros Socioeducativos localizados nos municípios da Grande Ilha, em Imperatriz e em Timon foram submetidos à testagem do tipo RT-PCR para Covid-19, resultado de uma parceria da Funac com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). A articulação para a realização da atividade teve a participação de Rodrigo Lopes, médico e assessor da SES, e Markerlya Amaral, farmacêutica bioquímica e especialista da Qualidade da EMSERH.

Equipe de gestão da Funac (Foto: Divulgação)

“Na testagem RT-PCR realizada, identificamos que alguns servidores não manifestavam sintomas mais estavam com o vírus da Covid. A testagem foi importante para não colocar em risco a vida dos servidores e dos adolescentes que estão internos. Além das medidas preventivas do uso do álcool em gel, testagem, a imunização vem somar conosco, pois são trabalhadores que estão se deslocando para as unidades, para as suas casas e para todos nós a segurança da comunidade socioeducativa é muito importante”, comenta Sorimar.

A ação, organizada pelo coordenador de Saúde da Funac, o enfermeiro Angelo Costa, contou com o apoio da equipe de enfermeiros da Fundação formada por Eric Raposo, Thaynan Barros, Auriane Anjos e Karla Costa. A atividade teve a parceira da Universidade CEUMA, que disponibilizou estudantes de enfermagem para dar apoio na testagem.

O coordenador de saúde avalia de forma positiva a ação. “Conseguimos atingir um grande número de servidores e adolescentes. Foi muito importante para eles, até mesmo para diminuir a cadeia de infecção do vírus. Como o exame RT-PCR é um exame que realiza o diagnóstico nos primeiros dias de sintomas, tem como iniciar com a medicação, fazendo com que o vírus não se prolifere no ambiente socioeducativo”, ressalta Angelo.

®SISTEMA NATIVA DE COMUNICAÇÃO

© 2009-2020 RÁDIO NATIVA FM 99,5 - Todos Direitos Reservados. IMPERATRIZ-MA

((designer by AEHER))