Fone(99) 3525-1636

ZAP(99) 99168-5235

Estado e Prefeitura de Porto Franco abrem leitos exclusivos para casos de Covid-19


Representantes do Governo do Maranhão e autoridades locais entregaram a ala com leitos exclusivos para Covid-19 no Hospital e Maternidade Aderson Marinho
(Foto: Divulgação)

 

O Governo do Maranhão segue com parcerias com municípios para ampliar a assistência aos pacientes da Covid-19 no estado. Em Porto Franco, a parceria com a prefeitura viabilizou a abertura de uma ala Covid-19 no Hospital e Maternidade Aderson Marinho, com 30 leitos, sendo 20 de enfermaria e 10 de UTI.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destaca que os novos leitos são um reforço para a rede de assistência montada para atender os pacientes com Covid-19 na Região Tocantina.

“Com a entrega desta ala, exclusiva para a Covid-19, nós reforçamos a assistência aos pacientes acometidos pela doença que precisam de cuidados médicos na região. Agradeço a parceria do município de Porto Franco, pois a união de forças é fator essencial para vencermos a guerra contra o novo coronavírus no Maranhão”, afirma o secretário.

Para a abertura da nova ala, o Governo do Estado, além de realizar a reforma e ampliação do espaço por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), disponibilizou médicos, equipamentos e medicação. Já o município disponibilizou o espaço no hospital municipal, além do oxigênio que é essencial para o tratamento dos pacientes.

O prefeito de Porto Franco, Deoclides Macêdo, ressalta a importância da parceria no combate à Covid-19. “Esta ação vai salvar vidas, vai fazer com que o atendimento especializado possa chegar mais perto da população. Eu, assim como todos os gestores da região só temos a agradecer por essa parceria com o Governo do Estado do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Saúde”, disse o prefeito Deoclides Macêdo.

Para atender as demandas da Ala Covid, o hospital contará com um acréscimo na equipe de aproximadamente 150 profissionais. O secretário adjunto de Assistência à Saúde da SES, Carlos Vinicius Araújo, explica que a UTI da unidade conta com suporte de hemodiálise e suporte clínico completo com todos os equipamentos necessários para tratamento de casos graves.

“Os dez leitos de UTI que entregamos na cidade de Porto Franco são leitos completos, com todo o equipamento necessário para tratar um paciente crítico. Temos foco cirúrgico para realização de procedimentos beira-leito, um raio-x portátil digital que vai fazer parte dessa Unidade de Terapia Intensiva e todos os equipamentos necessários para o tratamento desse paciente. Além disso, temos os leitos de enfermaria para os cuidados intermediários voltados aos pacientes com casos moderados da doença”, afirma Carlos Vinícius Araújo.

A ala para tratamento de pacientes com a Covid-19 na unidade irá atender à demanda referenciada da região via Central de Regulação de Leitos e a demanda de porta do Hospital e Maternidade Aderson Marinho de pacientes com suspeita ou caso confirmado de Covid-19.

Para atender a demanda da Ala Covid, o hospital contará com um acréscimo na equipe de profissionais de saúde (Foto: Divulgação)

Rede de assistência

A entrega da Ala Covid-19, com 30 leitos no Hospital e Maternidade Aderson Marinho, reforça a rede montada da Região Tocantina para atendimento de casos do novo coronavírus. Em Açailândia, por exemplo, também através de parceria com a gestão municipal, o Governo disponibilizou leitos Covid no Hospital Municipal de Açailândia.

Já em Imperatriz, a rede estadual dispõe de várias unidades que prestam atendimento a pacientes com a Covid-19 como o Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, o Hospital Materno Infantil e o Hospital Referência Covid-19.

®SISTEMA NATIVA DE COMUNICAÇÃO

© 2009-2020 RÁDIO NATIVA FM 99,5 - Todos Direitos Reservados. IMPERATRIZ-MA

((designer by AEHER))