Fone(99) 3525-1636

ZAP(99) 99168-5235

Diretores e conselheiros da ACII doam sangue para o Hemomar de Imperatriz

A ação fortalece o lado social da instituição que sempre busca colaborar com o desenvolvimento da sociedade

Integrantes da diretoria da ACII e de seus conselhos estiveram, nessa sexta-feira (16), realizando doações de sangue para o Hemomar de Imperatriz. A ação fortalece o lado social da instituição que se preocupada com o desenvolvimento não apenas com o setor produtivo, mas de toda a sociedade imperatrizense. As doações visam colaborar com o banco de sangue da região, visto que a pandemia causou aumento no número de demandas de bolsas de sangue, ao mesmo tempo que provocou quedas nas doações.

A vice-presidente do Conselho da Mulher Empresária da ACII (CME), Gleyciellen Fonseca Marques, já é doadora há muito tempo e reforça a importância de ser um doador de sangue, em especial, nesse momento de pandemia. “Sabemos que a doação de sangue causa um pouquinho de medo, às vezes as pessoas têm aversão, mas doar sangue é muito simples, não dói, é uma picadinha pequena. Então, venha doar, o Hemomar sempre precisa de sangue e está cada vez mais deficitário, principalmente com a pandemia. O local já tem a utilização normal e, com os casos de Covid-19, a necessidade de sangue aumentou. Venha doar, é um ato de amor, que faz bem, não faz mal algum para quem doa”, convida Gleyciellen.

O presidente do Conjove, Marcos Vinicius Marcos Lima, doou sangue pela primeira vez e destacou a satisfação com o ato solidário, além de convidar outras pessoas para doarem também: “doei sangue pela primeira vez. É uma sensação maravilhosa você está podendo ajudar outras pessoas. Agora serei um doador frequente aqui do Hemomar. Convido a todos para que venham também fazer uma doação, ajudar nossa sociedade”.

Baixo estoque no Hemomar – O Hemomar está com baixa no estoque de bolsas de sangue. De acordo com dados da Emserh (Empresas Maranhenses de Serviços Hospitalares) as doações, que já vinham diminuindo ao longo dos últimos anos, caíram ainda mais desde o início da pandemia. Março fechou com praticamente 100% dos estoques de sangue em um patamar considerado crítico, mesmo com a coleta de um número superior de bolsas, se comparado ao mesmo período no ano passado.

Ainda segundo a Emserh apenas os tipos AB+ e AB– apresentam quantidades consideradas mínimas. Todos os demais tipos sanguíneos (A+, A–, B+, B–, O+ e O–) encontram-se em situação crítica de armazenamento. No mês de março, foram coletadas 3.456 bolsas, número maior do que no ano passado, quando foram coletadas 2.696 bolsas de sangue.

Contudo, o Hemomar alerta que não há o que comemorar, uma vez que em 2020 as doações já haviam sido afetadas pela pandemia. Em média, são coletadas de 130 a 150 bolsas por dia, quando o recomendado mínimo seria de 250 bolsas para se ter um estoque seguro.

Faça sua doação ao Hemomar de Imperatriz  – O Hemomar de Imperatriz é referência no abastecimento de bolsas de sangue na região, no entanto, em decorrência da pandemia, tem sofrido com forte queda no ritmo de doações e, consequentemente, no estoque da instituição. Como forma de estimular a doação e garantir maior segurança nesse período de pandemia, o Hemocentro está disponibilizando um contato via WhatsApp para realizar o agendamento dos doadores.

O Hemomar de Imperatriz funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h30 e a partir das 14h às 16h30. O agendamento pode ser feito via WhatsApp pelo número (99) 99178-2541.  Você também pode acompanhar o Hemomar nas redes sociais, por meio do Instagram @hemoitz.

Os doadores devem ter de 16 a 69 anos de idade (Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável), estar bem de saúde e ter mais de mais de 50 kg. Além disso, é importante estar bem alimentado.

Assessoria de Comunicação da ACII

®SISTEMA NATIVA DE COMUNICAÇÃO

© 2009-2020 RÁDIO NATIVA FM 99,5 - Todos Direitos Reservados. IMPERATRIZ-MA

((designer by AEHER))