Fone(99) 3525-1636

ZAP(99) 99168-5235

Semarh alinha propostas no Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal

O encontro teve como objetivo definir prioridades que vão nortear a busca por financiamentos internacionais

Robson Corrêa/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), participou nesta segunda-feira, 29, do Fórum de Secretários do Meio Ambiente dos estados que compõem a Amazônia Legal para alinhar propostas e definir prioridades que vão nortear a busca por financiamentos internacionais.

A diretora de Gestão de Instrumentos Ambientais da Semarh, Marli Santos, participou do encontro e destacou o alinhamento entre os secretários para a apresentação de um plano regional de combate ao desmatamento. “Dentro desse plano vamos pontuar as principais ações que necessitamos de suporte, tais como a implantação de um sistema regional de alertas contra o desmatamento, com possibilidade desse sistema ser automatizado viabilizando a emissão de multas aos infratores, além do aluguel de aeronaves e demais equipamentos que auxiliem no combate”, afirmou.

O encontro contou com a participação da professora da Universidade de São Paulo (USP) Laura de Carvalho, que recebeu todas as informações dos nove estados da Amazônia Legal para a conclusão do Plano de Recuperação Verde. Ligado ao Consórcio dos Governadores da Amazônia Legal, ele prevê investimentos em bioeconomia para recuperação econômica e sustentável durante e pós-pandemia do coronavírus.

Finalizando a reunião, foi aprovada a assinatura, que acontecerá posteriormente, do protocolo de entendimentos com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para a execução do projeto de capacitação e avaliação de planos de manejo. Os encaminhamentos finais foram definidos da seguinte forma: terminar as propostas para as Embaixadas (Europa e Estados Unidos) até a próxima quinta-feira, 1° de abril, às 17h, data agendada para reunião de aprovação final das prioridades regionais de investimento. Após o envio das propostas às Embaixadas, uma reunião entre os governadores e os embaixadores deve ser agendada.

®SISTEMA NATIVA DE COMUNICAÇÃO

© 2009-2020 RÁDIO NATIVA FM 99,5 - Todos Direitos Reservados. IMPERATRIZ-MA

((designer by AEHER))