Fone(99) 3525-1636

ZAP(99) 99168-5235

Maranhenses conquistam títulos nacionais e internacional de Robótica

Equipe Conecstar se destacou no Brasil e exterior.

Três grandes títulos em pouco mais de um ano. Esse foi o feito da equipe Conecstar, clubinho de robótica, formada por estudantes do município de São Bernardo, a 370 km de São Luís.

Formada em 2019, o clubinho conquistou o terceiro lugar já na primeira competição que participou. A medalha de bronze foi na etapa estadual do Torneio Juvenil de Robótica (TJR), que aconteceu de 25 a 27 de outubro do ano passado, no município de Codó.

A equipe alcançou o feito concorrendo na categoria Registro Multimidiático, com 80 equipes de 22 municípios maranhenses.

Com a medalha de bronze conquistada na etapa estadual, a equipe se classificou para disputar a fase nacional do TJR, que foi realizado em São Paulo em novembro do mesmo ano.

E foi na capital paulista que veio, o que até então, já era a maior conquista para a equipe com menos de seis meses de formação: o título de campeã nacional de Robótica na categoria Registro Multimidiático, após disputa com equipes do Paraná, São Paulo, Paraíba, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.

Mas foi em 2020, em meio a limitações por conta da pandemia do Coronavírus, que veio as conquistas que colocou a equipe bernardense no topo da Robótica nacional e internacional.

Com o título da etapa nacional do Torneio Juvenil de Robótica, a Conecstar ganhou o direito de representar o Brasil na etapa mundial, que aconteceria em Buenos Aires, na Argentina, de 28 a 30 de junho de 2020. Porém por conta da pandemia, o Torneio Internacional de Robótica (International Tournament of Robots – ITR), aconteceu de forma online, no dia 28 de novembro.

Mesmo com as barreiras, a equipe participou do ITR, que reuniu equipes de Robótica de todo o mundo, e confirmou o primeiro lugar na modalidade Registro Multimidiático nível 2.

O título na etapa internacional classificou a equipe direto para a final da edição 2020 da etapa nacional, que também ocorreu de forma online, na ultima quarta-feira (16). E os estudantes bernardenses ampliaram os feitos e sagraram-se bicampeões brasileiros de Robótica.

Os estudantes comemoraram as conquistas e destacaram o empenho, a dedicação, além do apoio e incentivo para alcançarem o feito. “A Robótica precisa de muito foco, dedicação e perseverança, mas também de apoio e incentivo. E foi com tudo isso, que nossa equipe conseguiu conquistar essas inéditas vitórias para a nossa cidade”, ressaltaram os jovens bernardenses.

EQUIPE CONECSTAR

Formada em agosto de 2019, com o apoio da Rede de Educação Cientifíca e Tecnológica (Recite), iniciativa do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), a equipe Conecstar é formada por Emilly Mariano, Ronald Araújo, Juliana Sousa e Guilherme Silva, estudantes do Instituto Educacional Cônego Nestor de Carvalho Cunha, escola da rede municipal de ensino de São Bernardo.

O projeto tem a coordenação dos professores Wilberth Castro e Dayvison Lisboa, do Departamento de Tecnologia e Inovação da Secretaria Municipal de Educação, Ciências, Tecnologia e Inovação (Semecti)

®SISTEMA NATIVA DE COMUNICAÇÃO

© 2009-2020 RÁDIO NATIVA FM 99,5 - Todos Direitos Reservados. IMPERATRIZ-MA

((designer by AEHER))