Fone(99) 3525-1636

ZAP(99) 99168-5235

Semus realiza testagem de HIV e Sífilis na Praça de Fátima

Em dois dias de ação, secretaria pretende testar no mínimo 100 pessoas

Em alusão ao “Dezembro Vermelho” – mês de combate à AIDS, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com Polícia Militar do Maranhão, trabalha na Praça de Fátima desde esta segunda feira, 7, até esta terça, 8.

São desenvolvidas ações de orientação e testes rápidos de HIV e Sífilis. Iniciativa visa alertar sobre as medidas de prevenção, assistência e proteção; bem como testar um número maior de pessoas na cidade.

“Nosso objetivo é conseguir fazer com que as pessoas que não procuram nossos serviços e estejam passando por aqui, façam o teste, pois é importante o diagnóstico precoce. Inclusive o tema da campanha deste ano é diagnóstico. Então precisamos mostrar para as pessoas a importância de descobrir cedo para poder tratar, cuidar e ter uma boa qualidade de vida” – ressalta a coordenadora do Programa IST/AIDS no município, Renata Pillar.

Segundo dados da coordenação, 2.370 (duas mil, trezentas e setenta) pessoas de Imperatriz e região estão em tratamento de HIV na rede pública de saúde aqui na cidade. No entanto, o número pode ser maior, por falta de diagnóstico. A dona de casa Raimunda Azevedo Lima, que estava fazendo compras em uma loja ao lado da praça, aproveitou a oportunidade para fazer, pela primeira vez, os testes.

“Muito importante, eu nunca tinha feito. Passando, vi o movimento e resolvi encostar. Foi rápido, já fiz e estou só aguardando o resultado” – contou.

A secretária Mariana Jales, que esteve na praça participando da ação, ressalta que a rede pública tem toda a estrutura de testes e tratamento, mas é preciso que as pessoas tomem a iniciativa de se prevenir e testar quando se expor em situações de risco.

“É importante lembrarmos para as pessoas que não tem a doença, que a prevenção é o mais importante. Hoje temos vários meios – preservativo masculino e feminino, PEP (Profilaxia Pós Exposição) e PREP – Profilaxia Pré Exposição. E quem tiver qualquer dúvida, nos procure, que estamos prontos para atender e orientar, conscientizando sempre que o mais importante é a prevenção” – alerta a secretária.

Publicado por Maria Almeida, com a colaboração de Rafael Pestana

®SISTEMA NATIVA DE COMUNICAÇÃO

© 2009-2020 RÁDIO NATIVA FM 99,5 - Todos Direitos Reservados. IMPERATRIZ-MA

((designer by AEHER))