Fone(99) 3525-1636

ZAP(99) 99168-5235

Médias históricas: Maranhão reduz focos de incêndio em 2020

Com campanha ‘Maranhão Sem Queimadas’ e outras ações, o Estado reduziu os focos de queimadas

O último relatório de focos de incêndio no Maranhão aponta que, em 2020, o estado teve um número menor de queimadas quando comparado com o ano anterior. Em 2019 foram registrados mais de 18 mil focos de incêndio no estado. No último boletim, divulgado em novembro, o estado registrou uma média de 14 mil queimadas.

Para o comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão, coronel Célio Roberto, ações como a campanha ‘Maranhão Sem Queimadas’, resultaram na diminuição dos focos de queimada no estado. “Por meio de ações de proteção, defesa civil, gerenciamento do desastre, cursos, estágios e treinamentos conseguimos diminuir o número de queimadas no Maranhão. Estamos muito felizes com o resultado da ação conjunta entre Corpo de Bombeiros e secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Agricultura Familiar, Batalhão de Polícia Ambiental, além da AGERP e AGED”, disse o comandante.

Em 2020 o Governo do Estado implementou a campanha ‘Maranhão Sem Queimadas’ que tem por objetivo desenvolver ações de proteção e defesa civil para o enfrentamento dos desastres (queimadas e incêndios florestais) em todo o Maranhão. A criação da sede do Corpo de Bombeiros no município de Barra do Corda, em 2020, também foi um dos motivos para a diminuição das queimadas.

“A criação de novas unidades contribuiu para essa diminuição, por exemplo, no município de Barra do Corda. Nos anos anteriores tínhamos que mandar equipes para ficar lá direto, lugar onde havia muita queimada. Com a nova sede, foram feitas muitas ações de prevenção, com a presença da equipe de bombeiros. Isso foi fundamental para conter os focos e evitar uma maior propagação”, disse o coronel Célio Roberto.

Em janeiro de 2019, por exemplo, foram registrados 712 focos de queimadas, enquanto em janeiro de 2020, apenas 86. Nos meses de agosto, setembro e outubro de 2020, o Maranhão ficou com o quantitativo de focos de queimadas abaixo das médias históricas registradas nos últimos 20 anos.

®SISTEMA NATIVA DE COMUNICAÇÃO

© 2009-2020 RÁDIO NATIVA FM 99,5 - Todos Direitos Reservados. IMPERATRIZ-MA

((designer by AEHER))