Fone(99) 3525-1636

ZAP(99) 99168-5235

Balsas: conheça as obras que estão facilitando o dia a dia da cidade

Novo IEMA, novo centro de hemodiálise, novo campus da UEMA e novo asfalto em ruas e estradas. Essas são algumas das obras do Governo do Maranhão que estão em andamento neste momento em Balsas.

Elas se somam a outros serviços e obras já entregues, como o Restaurante Popular, o Parque Centenário de Balsas e o Hospital Macrorregional do município.

Veja abaixo algumas das obras já entregues e outras que estão sendo feitas:

IEMA

A escola de ensino profissionalizante está sendo construída. No IEMA, os alunos já saem com o ensino médio completo e com uma profissão. Com investimento que ultrapassa os R$ 13 milhões, o instituto tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2021.

A unidade terá salas de aulas, laboratórios, refeitórios, quadra poliesportiva, biblioteca, auditório e outras instalações.

Centro de Hemodiálise

Está em fase de conclusão. É para tratamento de pacientes que sofrem com doença renal crônica e necessitam de assistência para realizar sessões de hemodiálise. O centro vai ajudar quem precisa se deslocar por muitos quilômetros até Imperatriz ou mesmo morar em outras cidades para realizar esse tratamento.

O novo Centro de Hemodiálise vai atender pacientes dos 13 municípios da regional de Balsas. A capacidade é de 60 a 90 pacientes por dia.

Atualmente, o Hospital Regional de Balsas oferece assistência em hemodiálise aos pacientes internados em leitos de UTI, entre eles os diagnosticados com a Covid-19.

Mais Asfalto

São várias frentes do Mais Asfalto em Balsas. Na MA-007, são dois trechos com obras em andamento, do povoado Ouro ao Km 50 e do KM 50 ao povoado Batavo. Além de aquecer a economia com melhores condições de escoamento da produção, os 135 quilômetros de melhoramento na pavimentação garantem o direito de ir e vir dos moradores.

Já na MA-006, entre os trechos contemplados com trabalho de tapa buraco e melhoramento, estão Arame a Grajaú, Grajaú a Formosa da Serra Negra, e Formosa da Serra Negra a Fortaleza dos Nogueiras.

Entre Balsas a Alto Parnaíba e de Alto Parnaíba a Tasso Fragoso, são realizados serviços de reconstrução de pavimento.

Além disso, está em licitação o processo de pavimentação para o trecho entre Balsas e Tasso Fragoso.

UEMA

Em breve devem começar as obras do novo campus da UEMA na cidade. Enquanto a nova unidade não vem, melhorias vão sendo feitas na sede atual. Já foram colocadas poltronas no auditórios, reformada sala de aula e ampliada a UEMA NET.

Restaurante Popular

Inaugurado neste ano, o Restaurante Popular de Balsas já serviu mais de 160 mil pratos. Mil refeições são ofertadas diariamente para a população de Balsas, pelo valor de R$ 3.

Além de alimentação orientada por nutricionistas, elaborada de acordo com o potencial do município, o Restaurante Popular movimenta a economia local, adquirindo 30% dos alimentos da agricultura familiar.

Parque Centenário de Balsas

Entregue em 2018, tornou-se marco para a história da cidade. Ele reúne de uma só vez um cartão-postal da região, um amplo espaço de lazer e esportes e um local para a preservação da fauna e da flora.

O Parque Centenário de Balsas fica à margem da rodovia Transamazônica. O local tem quadras poliesportivas, brinquedos para as crianças, academia ao ar livre, pista de corrida e caminhada, ciclovia, área para skate e pontos de descanso e contemplação.

Hospital Macrorregional

Inaugurado em 2017, o Hospital Macrorregional de Balsas já fez mais de 1 milhão de atendimentos. A unidade de saúde é referência para 13 municípios da região, e o trabalho desenvolvido na área da atenção materno-infantil é destacado, inclusive, pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Há dois anos, a unidade recebeu reconhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS) pela marca de 365 dias sem o registro de morte materna. O trabalho desenvolvido no hospital diminuiu em 70% o número de casos do tipo na região, por meio de estratégias e políticas públicas de fortalecimento à saúde.

Batalhão dos Bombeiros

Em março deste ano, foi entregue o 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão. Fica na BR-230, no bairro Potosí. São 31 profissionais com funcionamento 24 horas por dia. O administrativo vai de segunda à sexta, das 8h às 17h, para retirada de licenças de edificações, por exemplo.

O Batalhão tem parceria com a prefeitura, colocando servidores civis na parte administrativa e de vigilância.

®SISTEMA NATIVA DE COMUNICAÇÃO

© 2009-2020 RÁDIO NATIVA FM 99,5 - Todos Direitos Reservados. IMPERATRIZ-MA

((designer by AEHER))