Fone(99) 3525-1636

ZAP(99) 99168-5235

Imperatriz: SESI​- MA abre inscrição para processo seletivo escolar 2021

A escola SESI, em Imperatriz, está com inscrições abertas para o processo seletivo de preenchimento de vagas para o ano letivo de 2021, para dependentes da indústria e candidatos da comunidade. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de novembro, na sede da escola localizada na rua Aquiles Lisboa, s/nº, Mercadinho, das 8h às 11h e das 14h às 16h. Informações completas estão disponíveis na área de editais do site SESI (https://www.fiema.org.br/sesi).

Para participar do seletivo, o responsável pelo candidato deve ler e seguir todas as orientações do edital publicado no site do SESI e se dirigir até a escola levando cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, carteira de vacinação (atualizada) e documento de matrícula da escola anterior (do 1º ao 9º ano) do candidato; RG, CPF, comprovantes de renda e de residência (atualizados) do contratante e responsável financeiro; RG, CPF e comprovante de residência do responsável acadêmico.

As vagas disponíveis são para a Educação Infantil com crianças na faixa etária de 3 e 5 anos e Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. Para a educação infantil e o 1º Ano é necessário participar de entrevista, com prioridade para filhos de trabalhadores da indústria. Do 2º ao 9º ano do ensino fundamental, o ingresso é feito por processo seletivo, para filhos de trabalhadores da indústria e candidatos da comunidade em geral.

O processo seletivo acontece no dia 17/11 para os candidatos dependentes da indústria e no dia 19/11 para os candidatos da comunidade, com resultado final no dia 24 e 27 de novembro, respectivamente. As provas serão realizadas no turno matutino na própria escola, e as matrículas serão realizadas de 30 de novembro a 11 de dezembro.

Com estrutura nova que será inaugurada ainda esse mês, a escola conta com proposta educacional diferenciada que desenvolve competências e habilidades com base no desenvolvimento de capacidades relacionadas ao mundo do trabalho, a excelência acadêmica, bem como a resolução de problemas da sociedade e da indústria.

Entre os principais diferenciais da escola, estão os espaços makers e as tecnologias educacionais como Robótica, G@meduca, Inventura, Mesas Educacionais, Laboratórios Móveis de Informática, que demonstram os princípios e objetivos do SESI, pautados na Ciência e na Tecnologia, começando desde o mobiliário inovador e tecnológico espalhado por toda a escola. A instituição integra ainda ações de saúde, com o projeto Saúde Bucal na escola, e esporte e lazer, também, nas dependências da escola, o que facilita a vida dos pais.

“Nós do SESI estamos acompanhando os impactos da transformação digital na educação e no mercado de trabalho, por isso trabalhamos com metodologias que orientem os alunos a desenvolverem competências e habilidades socioemocionais que são necessárias para inserção profissional futura, além de estimulá-los a serem protagonistas de seu próprio aprendizado”, destaca a gerente do SESI Imperatriz, Amparo Alencar.

ROBÓTICA- O acesso à tecnologia, incluindo a robótica como ferramenta de aprendizado, é um dos incentivos pedagógicos presentes na metodologia de ensino do SESI. A participação e o reconhecimento de projetos em mostras científicas é uma realidade para os alunos das equipes de robóticas que já participaram de eventos científicos de abrangência nacional, em vários estados do país, alcançando excelentes resultados na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

ESPAÇO MAKER- Um espaço moderno, inovador e pedagogicamente planejado para desenvolver competências de crianças e jovens. O laboratório ajuda no desenvolvimento de competências comportamentais essenciais para o mercado de trabalho em áreas como ciências, matemática, comunicação, mídias, tecnologia e robótica.

GAMIFICAÇÃO- Nessa era de transformação digital, em que as crianças e jovens estão multiconectados, é um desafio conseguir a atenção dos alunos. Por isso, a gamificação – ou seja, o uso de elementos dos jogos é uma forma de auxiliar no processo de ensino e aprendizado – e tem sido uma aposta do SESI para tornar as aulas mais dinâmicas, falando a língua da criança e do adolescente e, assim, despertando o interesse deles pelo conteúdo ensinado e aumentando sua participação na aula.

Ferramentas como Kahoot, o Matific e Geogebra já são utilizadas na Rede SESI de Educação a exemplo do ensino da Matemática. Além disso, conceitos como biodiversidade, conservação e mudança climática são apresentados aos alunos por meio do mundo imersivo do Minecraft – jogo em alta no universo infanto-juvenil. No Minecraft for Education, eles aprendem lições sobre a importância da biodiversidade para o passado e para o futuro.

INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO- Nesse sentido, o protagonismo e o empreendedorismo são incentivados e desenvolvidos em parceria com o SEBRAE, por meio do Programa de Formação Crescendo e Empreendendo. O projeto é culminado com a Feira de Estudos e Pesquisas do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, onde os alunos têm a oportunidade de criar empresas e comercializar seus produtos.

VAGAS PARA A INDÚSTRIA – Além de Imperatriz, em São Luís e Bacabal o SESI-MA também já iniciou o processo seletivo para novos alunos, que podem concorrer a uma vaga para estudar nas escolas da instituição em 2021. Todos os editais do processo seletivo estão disponíveis no site https://www.fiema.org.br/sesi.

®SISTEMA NATIVA DE COMUNICAÇÃO

© 2009-2020 RÁDIO NATIVA FM 99,5 - Todos Direitos Reservados. IMPERATRIZ-MA

((designer by AEHER))