Fone(99) 3525-1636

ZAP(99) 99168-5235

UEMASUL: Iniciadas aulas do Doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental

A Aula Magna do Convênio de Doutorado Interinstitucional (DINTER), fruto de parceria entre a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), foi realizada na terça-feira (9).

O curso faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPCTA) e foram destinadas 14 vagas aos docentes efetivos da UEMASUL, enquanto instituição receptora do projeto.

A palestra “Mudanças climáticas no âmbito da ciência e tecnologia ambiental”, que marcou o início das atividades do DINTER, foi ministrada pelo secretário Executivo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), professor Dr. Ronald Buss de Sousa. Na ocasião, o professor destacou que muitas pessoas não se interessam por assuntos ligados ao meio ambiente, uma problemática que afeta a sociedade em vários níveis.

“No Brasil vemos como este tema tem sido menosprezado e cabe aos cientistas investigar, descobrir e divulgar as pesquisas realizadas no país. Vimos muitas bancadas no Brasil (ruralista evangélica, empresarial e outras), mas, não vemos bancada de cientistas, politicamente falando”, afirmou.

Pela sua abrangência, complexidade e multidisciplinaridade, as pesquisas visando o entendimento das causas destas mudanças climáticas, seus impactos e mitigação – que são as formas de realizar intervenções que visem reduzir ou remediar os impactos ambientais nocivos da atividade humana -, tem representado um dos maiores desafios da ciência em nível global.

Para a coordenadora local do DINTER, professora Alinne da Silva, os doutorandos compõem um público essencialmente multidisciplinar, trazendo muita riqueza para a UEMASUL e toda a região Tocantina.

“Temos professores de Administração, Letras – Língua Portuguesa e Literaturas, Química, Agronomia, Engenharia Florestal e Pedagogia, que vão atuar nas áreas de ensino, pesquisa e desenvolvimento, através de todo o conhecimento ecológico interdisciplinar e do desenvolvimento de ferramentas e tecnologias passíveis de serem aplicadas em um entendimento e na resolução dos problemas decorrentes dessa relação homem-natureza, voltada para a nossa região”.

DINTER

O DINTER tem conceito 5 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo é formar docentes em regiões com pouca oferta de cursos Stricto Sensu, contribuindo para diminuir a assimetria nacional na formação de recursos humanos de alto nível, fomentando uma educação pública de qualidade.

Por meio do DINTER, juntamente com os atuais professores e os que estão em processo de doutoramento, estima-se que, em quatro anos a UEMASUL tenha cerca de 70% do quadro de professores doutores.

O curso é dividido em duas grandes áreas, com duas linhas em cada área: Tecnologia para Gestão Ambiental e Cidades Sustentáveis e a de Ecossistemas Aquáticos. É o primeiro Doutorado Interinstitucional que a UEMASUL oferece para os servidores, com duração de quatro anos.

O programa inclui 11 disciplinas básicas obrigatórias para o Doutorado e 29 eletivas para as 4 linhas do PPCTA. Os encontros serão online, às segundas e terças-feiras, nos períodos matutino e vespertino.

®SISTEMA NATIVA DE COMUNICAÇÃO

© 2009-2020 RÁDIO NATIVA FM 99,5 - Todos Direitos Reservados. IMPERATRIZ-MA

((designer by AEHER))