Fone(99) 3525-1636

ZAP(99) 99168-5235

Em casa de repouso, morre, aos 73 anos, a cantora Vanusa

Em setembro e outubro deste ano, Vanusa foi internada no hospital para tratar uma grave pneumonia

Morreu na madrugada deste domingo, 9, aos 73 anos, a cantora Vanusa. Ela vinha enfrentando problemas de saúde decorrentes de um estágio avançado de demência e, há cerca de um mês esteve internada por conta de uma pneumonia que a deixou hospitalizada por 32 dias. Há dois anos Vanusa morava em uma casa de repouso em Santos, no litoral paulista, onde faleceu. A cantora deixa três filhos: Amanda, Aretha e Rafael.

Em comunicado enviado à imprensa, a família relatou que o enfermeiro que a acompanhava na Casa de Repouso percebeu, por volta das 5h30, que ela estava sem batimentos cardíacos. Uma equipe da UPA foi chamada com urgência e constatou a morte, que teve como causa insuficiência respiratória.

“Ontem [ela] teve um dia muito feliz com a visita da Amanda, a filha mais velha. Cantou, brincou, riu, se alimentou bem. Nos últimos anos Vanusa teve depressão, problemas gerados pelo uso de medicamentos tarja preta em excesso, o que a deixaram muito debilitada”, diz a nota.

Vanusa passou 32 dias – entre agosto a setembro – internada no Complexo Hospitalar dos Estivadores de Santos. E havia pouco mais de um mês que estava de volta à Casa de Repouso. O filho mais novo, Rafael Vannucci, é quem está à frente dos trâmites do enterro, que deverá acontecer nesta segunda, 9.

A causa da morte de Vanusa teria sido insuficiência respiratória.

Vida

Vanusa Santos Flores nasceu na cidade de Cruzeiro, interior de São Paulo, mas foi criada em Uberaba, Minas Gerais, onde fez as primeiras apresentações como cantora, aos 16 anos, como integrante do grupo Golden Lions. A primeira aparição na TV foi na extinta Excelsior, nos anos 1960.

Entre as participações que lhe valeram projeção nacional destacam-se o humorístico Os Adoráveis Trapalhões e algumas edições do programa Jovem Guarda, da Record. E foi nesse movimento que ganhou projeção e emplacou diversos sucessos como “Mudanças”, “Manhãs de Setembro”, “Sonhos de um Palhaço” e “Paralelas”. Ao todo, sua discografia reúne 23 discos gravados, com mais de 3 milhões de cópias vendidas e mais de 200 prêmios recebidos.
Viral

Já nos últimos anos, quando ainda fazia apresentações, já eventuais, Vanusa viralizou na internet, em março de 2009, ao desafinar durante a execução do Hino Nacional em cerimônia na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Ela atribuiu o esquecimento ao uso de um remédio contra labirintite. No ano seguinte, novamente errou a letra de “Sonhos de um Palhaço”, de autoria do ex-marido Antônio Marcos, durante evento em homenagem do Dia dos Pais, em Manaus. E cantou um trecho de “Como Vai Você”, argumentando que sempre confundiu as duas canções.
Internação

No dia 8 de setembro, Vanusa foi hospitalizada com problemas respiratórios e retenção de líquidos. Depois de quatro dias internada, ela foi transferida para a UTI em virtude de quadro de pressão arterial baixa e saturação baixa de oxigênio. Embora estivesse respirando com suporte de oxigênio, não chegou a ser intubada.

À época, circularam boatos de que Vanusa estava em estado físico bastante debilitado. Por conta disso, o filho Rafael Vannucci usou as redes sociais para desabafar e pedir “mais empatia e não julgamentos”. Ainda este ano, a filha Aretha confirmou que a mãe havia sido diagnosticada com Alzheimer.

(Com informações do Portal UOL)

®SISTEMA NATIVA DE COMUNICAÇÃO

© 2009-2020 RÁDIO NATIVA FM 99,5 - Todos Direitos Reservados. IMPERATRIZ-MA

((designer by AEHER))