Fone(99) 3525-1636

ZAP(99) 99168-5235

Dia Mundial da Visão alerta sobre a importância da saúde ocular

Pandemia aumentou número de pessoas com a Síndrome do Olho Seco (SOS)

Em 8 de outubro, é celebrado o Dia Mundial da Visão. Globalmente, pelo menos 2,2 bilhões de pessoas têm uma deficiência visual ou cegueira, das quais pelo menos 1 bilhão tem uma deficiência visual que poderia ter sido evitada ou que ainda não foi tratada, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.

Em tempos de pandemia, a data chama ainda mais a atenção para a importância da saúde ocular. Segundo o Prof. Dr. Renato Ambrósio Jr, médico oftalmologista, o número de pessoas com a Síndrome do Olho Seco aumentou e esse problema decorre de um comportamento acentuado com o isolamento social que é passar muitas horas do dia diante da tela do computador ou celular.

Esse hábito pode deixar o olho seco, irritado e cansado. “Isso acontece por, normalmente, piscarmos de 15 a 20 vezes por minuto. No entanto, diante de um monitor ou do celular, as piscadas são menos frequentes e diminuindo assim a lubrificação natural”, comenta Ambrósio.

Outro fator que pode agravar a Síndrome do Olho Seco é a chegada de uma nova estação. A primavera traz irregularidade climática e baixa umidade, o que interfere diretamente no ressecamento da lágrima.

Para Ambrósio, a recomendação é que todo paciente seja avaliado por um profissional para a melhor orientação, porém para amenizar a irritação e secura dos olhos, é possível fazer uso de lágrima artificial. “A lubrificação dá um benefício do ponto de vista de qualidade de visão e também de vida”, diz.

Além disso, é preciso estar atento para não coçar os olhos pois a fricção frequente pode estimular danos na córnea. Outro alerta importante que ganhou destaque durante a pandemia da Covid-19 foi a conscientização de não levar as mãos ao rosto, em especial olhos, nariz e boca, para evitar contaminações.

®SISTEMA NATIVA DE COMUNICAÇÃO

© 2009-2020 RÁDIO NATIVA FM 99,5 - Todos Direitos Reservados. IMPERATRIZ-MA

((designer by AEHER))