Fone(99) 3525-1636

ZAP(99) 99168-5235

Siqueira Campos comemora 92 anos com homenagens nas redes sociais

Políticos e amigos do ex-governador do Estado o parabenizaram através de seus perfis

Neste sábado, 1° de agosto, o suplente do senador Eduardo Gomes e ex-governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, completou 92 anos. Para homenagear esse político tão importante para a criação do Estado, a Associação dos Pioneiros de Palmas produziu um vídeo com depoimentos de diversos amigos e pessoas que acompanharam o crescimento do Estado e parabenizando Siqueira Campos pelos seus 92 anos.

Além desta homenagem, o governador Mauro Carlesse divulgou vídeo nas redes sociais falando sobre as batalhas e conquistas do político.

O vice-governador Wanderlei Barbosa divulgou nota destacando a importância de Siqueira para a história do Tocantins.

“Homem ilustre, que nos enche de orgulho por sua importante participação na história do Tocantins. Ele fez greve de fome na Constituinte de 1988 para forçar o desmembramento do norte de Goiás, se tornou quatro vezes governador do Estado e também assumiu uma cadeira no Senado. Desejo forças e saúde para que continue compartilhando saber e experiência. Deus o abençoe”.

Perfil

José Wilson Siqueira Campos nasceu em Crato no Ceará, em 1928, filho de Pacífico Siqueira Campos, que tinha a profissão de seleiro e sapateiro e de Regina Siqueira Campos.

Siqueira Campos foi o primeiro governador do Tocantins, além de importante personagem na criação do mais novo estado da Federação Brasileira.

O político assumiu a vaga no ano de 1989 como primeiro governador. Foi eleito quatro vezes deputado federal pelo então norte goiano e na Assembleia Constituinte de 1988 foi eleito governador para o mandato tampão de 1988 a 1990.

Nesse período ele escolheu o local onde seria construída Palmas, hoje Capital do Tocantins.

Em 1994 voltou a se eleger governador do Estado, sendo reeleito em 1998. Em 2010, o ex-governador voltou ao comando do Palácio Araguaia, numa eleição disputada contra o então governador Carlos Gaguim.

Em 2014, faltando oito meses para o final de seu mandato renunciou ao cargo de governador que foi assumido pelo então presidente da Assembleia legislativa Sandoval Cardoso.

Na eleição de 2018 foi eleito 1º suplente do senador Eduardo Gomes (SD).

Fonte: Jornal do Tocantins

®SISTEMA NATIVA DE COMUNICAÇÃO

© 2009-2020 RÁDIO NATIVA FM 99,5 - Todos Direitos Reservados. IMPERATRIZ-MA

((designer by AEHER))