Fone(99) 3525-1636

ZAP(99) 99168-5235

Flexibilização não é liberação para fazermos tudo como antes, alerta médico

Seguindo as medidas do novo decreto municipal que flexibilizou algumas atividades em Araguaína, os proprietários de bares e restaurantes tiveram que assinar um termo de ajuste de conduta, garantindo o cumprimento de todas as medidas necessárias, antes de voltarem a abrir as portas.

A partir da próxima segunda-feira (20), estará liberado o consumo de bebidas alcoólicas nesse tipo de estabelecimento e a fiscalização municipal faz um alerta a respeito das regras que ainda estão valendo.

“Diante dessas novas regras, os proprietários desse tipo de estabelecimento precisam ter conhecimento de que todos esses cuidados que foram exigidos para o funcionamento do local são importantes para garantir a saúde e segurança de toda a população, só assim poderemos continuar evoluindo com o processo de reabertura das atividades”, ressaltou o diretor do Demupe, Nicasio Mourão.

Na semana anterior à divulgação do novo decreto, vários restaurantes foram interditados após serem flagrados pela fiscalização descumprindo medidas de segurança, como o uso de máscaras pelos funcionários. De acordo com o médico Vinicius Menezes, que é gestor de assistência e qualidade do Instituto responsável pela Unidade de Pronto Atendimento de Araguaína (UPA), o momento é de maior atenção.

“As pessoas devem entender que leis e regras servem para direcionar e formalizar as ações gerais, mas nesse cenário atual de pandemia todos devem se conscientizar da sua autorresponsabilidade. Todos devem entender que a flexibilização não é liberação para fazermos tudo como anteriormente à pandemia e, sim, termos muita consciência do autocuidado e dos cuidados com os outros”, explicou.

Mais pessoas

Nos estabelecimentos será permitida a entrada de até 100 clientes ao mesmo tempo, desde que todos estejam atendidos sentados e que o espaço seja limitado ao uso de mesas de até seis lugares, mantendo o afastamento mínimo de dois metros entre elas. Já o horário de funcionamento continuará o mesmo, às 22 horas de domingo a quinta-feira e às 23 horas às sextas-feiras e sábados.

Para evitar o contato, continuam proibidos eventos musicais ao vivo, dançante ou de qualquer outro tipo, permitindo apenas música ambiente, limitada a 50 decibéis medidos em qualquer lugar do estabelecimento.

Continua proibido

O consumo de bebida alcoólica ainda está proibido em locais públicos e qualquer outro estabelecimento comercial, industrial e de serviço que não se enquadre nos permitidos pelo decreto.

Nas academias, não estão permitidos esportes coletivos ou atividades em grupo, liberadas apenas as atividades individuais com disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos, intensificação das ações de limpeza e limite do número de pessoas por vez.

Cuidados individuais

Para evitar o aumento da disseminação do novo coronavírus, é necessário seguir as recomendações dos órgãos de Saúde, como lavar as mãos frequentemente com água e sabão, ou higienizá-las com álcool em gel; usar máscara em locais públicos; manter distância mínima de 2 metros das outras pessoas; não tocar nos olhos, nariz ou boca; se tossir ou espirrar, cobrir a boca com lenço descartável ou com a parte interna do cotovelo.

(Felipe Maranhão/prefeitura)
* * *
Acompanhe o 125º boletim epidemiológico da Covid-19 no Tocantins 🗓️ 18/07

Hoje o Tocantins contabilizou 254 novos casos confirmados da Covid-19 sendo RT-PCR (105), Sorologia (02) e testes rápidos (147).

Os novos casos são de:

Palmas (75),
Gurupi (44),
Araguaína (39),
Porto Nacional (13),
Tocantinópolis (13),
Dianópolis (12),
Aguiarnópolis (7),
Santa Terezinha do Tocantins (6),
Tabocão (4),
Santa Tereza do Tocantins (4),
Sampaio (3),
Sítio Novo do Tocantins (3),
Xambioá (3),
Araguatins (2),
Lagoa do Tocantins (2),
Muricilândia (2),
Nazaré (2),
Pau D’arco (2),
Santa Fé do Araguaia (2),
Ananás (1),
Aragominas (1),
Augustinópolis (1),
Axixá do Tocantins (1),
Cariri do Tocantins (1),
Crixás do Tocantins (1),
Esperantina (1),
Goianorte (1),
Guaraí (1),
Itacajá (1),
Lagoa da Confusão (1),
Monte do Carmo (1),
Paraíso do Tocantins (1),
Peixe (1),
Presidente Kennedy (1)
Riachinho (1).

Atualmente, o Tocantins apresenta 17.209 casos no total, destes, 11.042 pacientes estão recuperados, 5.879 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 288 pacientes foram a óbito.

Os dados contidos no boletim são consolidados com resultados de exames realizados no Lacen e notificações recebidas dos municípios até as 23h59 do último dia.

O Estado possui uma plataforma onde todos podem acompanhar os números da Covid-19 no Tocantins: http://integra.saude.to.gov.br/covid19

®SISTEMA NATIVA DE COMUNICAÇÃO

© 2009-2020 RÁDIO NATIVA FM 99,5 - Todos Direitos Reservados. IMPERATRIZ-MA

((designer by AEHER))