Fone(99) 3525-1636

ZAP(99) 99168-5235

Após aval de seguradoras navio será afundado nesta sexta-feira

Após aval de seguradoras navio será afundado nesta sexta-feira
Monitoramento de atividades continuarão depois do afundamento para fiscalizar possíveis contaminações ou materiais volantes

Em nota lançada pela Marinha do Brasil, nesta quinta-feira (11) o plano para afundamento do navio “Stellar Banner” foi aprovado pelo representante da Autoridade Marítima, após análise e concordância com a Autoridade Ambiental. Continuam os preparativos para o afundamento da embarcação, de acordo com as ações planejadas para conter qualquer impacto ambiental.

Segundo as informações divulgadas a Sociedade Protection and Indemnity (P&I) emitiu aval sobre a retirada dos materiais contaminantes e flutuantes de bordo, documento necessário para o prosseguimento da atividade de redução dos hidrocarbonetos no Navio e, posteriormente, o afundamento da embarcação nesta manhã (12).

A aeronave POSEIDON, contratada pelo IBAMA, realizará o monitoramento de possíveis manchas de óleo durante e após a fase do afundamento. O AHTS (Anchor Handling Tug Supply) Bear, o OSRV (Oil Spill Response Vessel) Água Marinha na contingência, o OSV (Offshore Support Vessel) Normand Installer e o Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Iguatemi”, da MB, estão na cena de ação para fiscalizar as atividades e permanecerão no local após o afundamento a fim de verificar possíveis contaminações ou materiais volantes que por ventura se desprendam do Stellar Banner.

A Marinha do Brasil, por meio do Com4ºDN e da Capitania dos Portos do Maranhão, mantém a fiscalização das atividades junto com as autoridades ambientais do estado do Maranhão, na presença da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

Os órgãos e empresas envolvidas continuam envidando esforços e recursos possíveis, visando solucionar o ocorrido, sempre atendendo às normas e legislação em vigor, priorizando a salvaguarda da vida humana no mar, a proteção do meio ambiente e segurança da navegação.

®SISTEMA NATIVA DE COMUNICAÇÃO

© 2009-2020 RÁDIO NATIVA FM 99,5 - Todos Direitos Reservados. IMPERATRIZ-MA

((designer by AEHER))