Fone(99) 3525-1636

ZAP(99) 99168-5235

Determinado envio de 10 novos respiradores para Hospital de Augustinópolis

Equipamentos foram entregues pelo Ministério da Saúde no fim de semana

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, determinou que 10, dos 20 novos respiradores obtidos pelo Estado por meio do Ministério da Saúde, sejam instalados o mais rápido possível no Hospital Regional de Augustinópolis, região do Bico do Papagaio. No último fim de semana de maio, o Estado recebeu 20 novos respiradores que serão destinados aos pacientes dos casos mais graves do novo Coronavírus.

Do total de respiradores, dez serão instalados já nos próximos dias no Hospital Regional de Augustinópolis (HRA) e os demais vão ser destinados conforme avaliação técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Linha de Frente

O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta segunda-feira, 1º de junho, apontou que no Tocantins existem 4.345 pessoas infectadas e 76 mortes pela Covid-19.

Equipamentos

Os respiradores adquiridos pelo Governo do Tocantins têm papel fundamental no tratamento dos casos graves da Covid-19. Como o vírus pode provocar um estado inflamatório nos pulmões, torna-se necessário o uso destes equipamentos para a chamada respiração mecânica, quando indivíduo já não consegue sozinho promover a troca de oxigênio.

Estima-se que entre os pacientes acometidos pela Covid-19, cerca de 5% podem precisar de um leito nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) — sendo a maioria com necessidade de usar os respiradores.

Novas Ações

Além da aquisição de mais respiradores, O Governo do Tocantins recebeu na semana passada doações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que vão ajudar na ampliação da testagem para o diagnóstico do Coronavírus.

Foram entregues uma centrífuga e insumos, como álcool etílico absoluto, 12 mil ponteiras para análises de PCR, swabs (coletores de amostra) estéreis, tubos falcon (usados na análise de PCR) e pipetas. A Embrapa colocou também seu próprio laboratório a disposição para novas testagens.

®SISTEMA NATIVA DE COMUNICAÇÃO

© 2009-2020 RÁDIO NATIVA FM 99,5 - Todos Direitos Reservados. IMPERATRIZ-MA

((designer by AEHER))