Desculpe, não possível recuperar os dados no momento.

Fone(99) 3525-1636

ZAP(99) 99168-5235

Matopiba: produção agropecuária em ascensão na microrregião do Cerrado

A expressão Matopiba resulta de um acrônimo criado com as iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e identifica uma região de Cerrado com forte expansão agropecuária nas últimas décadas.

Considerada a grande fronteira agrícola nacional da atualidade, o Matopiba responde por boa parte da produção brasileira de grãos e fibras.

A área, até pouco tempo considerada sem tradição forte em agricultura, tem chamado atenção pela produtividade crescente.

O Matopiba reúne 337 municípios e abrange uma área de cerca de 73 milhões de hectares. Engloba mais de 324 mil estabelecimentos agrícolas, 46 unidades de conservação, 35 terras indígenas e 781 assentamentos de reforma agrária, segundo levantamento feito pelo Grupo de Inteligência Estratégica (GITE) da Embrapa (leia mais na página temática no portal da Embrapa).

O conteúdo dessa área temática apresenta a evolução mais recente da distribuição do quantitativo de produção de 100 produtos agropecuários presentes na região. Com o intuito de facilitar a navegação, eles foram organizados nas categorias: aquicultura (20 produtos); extrativismo (22); fruticultura (16); grãos (10); pecuária (10); produtos de pecuária (4); silvicultura (5); tubérculos, raízes e bulbos (5) e outras culturas (9).

As fontes de dados utilizadas nessa página temática são as pesquisas anuais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): Produção Agrícola Municipal – PAM (lavouras temporárias e permanentes), Pesquisa da Pecuária Municipal – PPM (efetivo de rebanho, produção de origem animal e aquicultura) e Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura – PEVS (extração vegetal e produção na silvicultura).

“O grande diferencial desses dados em relação àqueles disponibilizados no GeoWeb Matopiba é que aqui é mostrada 100% da produção identificada pelo IBGE nos últimos anos e em nível municipal. No GeoWeb Matopiba, somente são apresentados dados dos 65 produtos persistentes nos últimos 20 anos (1990 a 2012) e por microrregião”, explica a analista Jaudete Daltio, membro da equipe responsável pelos estudos da Embrapa Territorial.

Por: Daniela Maciel (Embrapa)

®SISTEMA NATIVA DE COMUNICAÇÃO

© 2009-2020 RÁDIO NATIVA FM 99,5 - Todos Direitos Reservados. IMPERATRIZ-MA

((designer by AEHER))