Fone(99) 3525-1636

ZAP(99) 99168-5235

Maranhão monitora 663 suspeitos e tem 14 casos confirmados do novo coronavírus

Informações foram divulgadas nesta sexta-feira (27) pela Secretaria de Saúde do Maranhão. Dos casos confirmados, 13 estão em São Luís e um em Imperatriz

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou na noite de ontem (27) que caiu de 728 para 663 o número de casos suspeitos do novo coronavírus no Maranhão. Até o momento, o estado possui 14 casos confirmados da Covid-19 com pacientes em São Luís e Imperatriz.

Três dos novos casos foram confirmados na quinta-feira (26) pelo governador Flávio Dino (PCdoB), duas são mulheres de 44 e 45 anos que foram atendidas na rede pública e outra também é do sexo feminino, tem 29 anos, foi diagnosticada em um hospital da rede privada do estado.

O quarto paciente com caso confirmado no estado é o médico Luciano Danda, que está no município de Imperatriz, no sul do estado e confirmou que estava com a Covid-19 por meio de uma rede social. O médico realizou o teste para coronavírus em São Paulo, onde reside, mas logo após precisou ir a Imperatriz onde mora com a família, antes de receber o resultado.

O caso não chegou a ser notificado pelas estatísticas da SES, pelo fato do teste ter sido realizado em São Paulo, mas nesta sexta-feira (27), o paciente foi incluído entre os casos confirmados da Covid-19 no estado.

Segundo a SES, todos os pacientes estão cumprindo isolamento domiciliar e estão sendo monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas em Saúde (CIEVS).

Casos suspeitos

A Secretaria de Saúde informou que foram descartados nesta sexta 65 casos suspeitos do novo coronavírus no estado. No boletim divulgado na quinta-feira (26), eram 728 casos suspeitos. Até o momento, o Maranhão monitora 663 casos em 78 municípios do estado.

Centro de Testagem
O Maranhão possui dois Centros de Testagem para casos do novo coronavírus. O primeiro, é localizado localizado na Policlínica Diamante em São Luís. O segundo também é localizado em São Luís, no Viva Beira-Mar.

Devem procurar os centros pessoas que estejam com sintomas de febre, tosse e dificuldade de respirar ou tenham feito viagens para outras áreas que estejam com casos confirmados da doença, e tenham tido contato com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.

Os laboratórios estão recebendo a coleta de material para a realização de exames para Covid-19 e dando orientações sobre as medidas que devem ser tomadas após o laudo. Os locais funcionamde segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Cuidados
Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

G1.com

®SISTEMA NATIVA DE COMUNICAÇÃO

© 2009-2020 RÁDIO NATIVA FM 99,5 - Todos Direitos Reservados. IMPERATRIZ-MA

((designer by AEHER))