Fone(99) 3525-1636

ZAP(99) 99168-5235

COVID-19: Maranhão monitora 8 casos suspeitos do novo coronavírus

A SES informou que os sistemas de saúde estão acompanhando todos os pacientes com casos suspeitos

A Secretaria de Estado a Saúde (SES) informou na tarde desta segunda-feira (09), que estão sendo monitorados, atualmente, oito casos suspeitos do novo coronavírus no Maranhão.

Confira a lista de casos:

Mulher, de 29 anos, procedente da Itália;
Mulher, de 19 anos, contactante do caso anterior;
Mulher, de 66 anos, procedente da Itália e França;
Mulher, de 28 anos, procedente de Portugal e Espanha;
Homem, de 35 anos, procedente de Orlando, Miami e Nova Iorque;
Homem, de 24 anos, procedente de Portugal;
Mulher, de 39 anos, procedente de Portugal;
Mulher, de 62 anos, histórico de viagem para França.

A SES informou, ainda, que os sistemas de saúde estão acompanhando todos os pacientes com casos suspeitos e que aguarda os resultados dos exames para conclusão dos casos.
Casos anteriores

No último sábado, a (SES) havia anunciado dois novos casos suspeitos de novo coronavírus no Maranhão. O primeiro é referente a uma paciente de 28 anos, residente em São Luís, atendida em hospital particular, na sexta-feira (6), com quadro de tosse, febre baixa e dor na garganta. Os exames laboratoriais apresentaram resultados com parâmetros normais. A jovem esteve em países europeus (Portugal e Espanha) e regressou ao Brasil no dia 26 de fevereiro.

O outro caso é de uma mulher idosa, residente em São Luís, que também retornou de viagem por países europeus (Itália, França e Espanha). De acordo com o monitoramento diário, o caso suspeito apresentou leve desconforto respiratório, coriza e permanece afebril. O hemograma acusou parâmetros normais.

Considerando que ambas as pacientes não apresentaram sinais de gravidade no quadro clínico, que necessitasse de internação, foram liberadas para isolamento e monitoramento domiciliar, realizado pela equipe do CIEVS Estadual e Vigilância Epidemiológica Municipal, conforme o Plano Estadual de Contingência do Novo Coronavírus (COVID-19).

Atualmente, de acordo com novos critérios de classificação de caso suspeito de COVID-19 do Ministério da Saúde, todas as pessoas que chegarem ao Brasil de países da América do Norte, Europa e Ásia, e tiverem sintomas como febre, coriza, tosse, falta de ar poderão ser considerados casos suspeitos de COVID-19.

®SISTEMA NATIVA DE COMUNICAÇÃO

© 2009-2020 RÁDIO NATIVA FM 99,5 - Todos Direitos Reservados. IMPERATRIZ-MA

((designer by AEHER))