Fone(99) 3525-1636

ZAP(99) 99168-5235

16 bases descentralizadas do Samu recebe capacitação sobre o novo coronavírus

Com objetivo de preparar todos os setores da saúde sobre o novo coronavírus, o Serviço de Atendimento Móvel e Urgência, Samu, participou de capacitação realizada na segunda feira, 9, na Regional de Saúde de Imperatriz. Objetivo é orientar os profissionais sobre manejo clínico e biossegurança do novo coronavirus (Covid-19).

A capacitação foi destinada para Técnico Auxiliar de Regulação Médica, TARM, responsáveis por identificar casos suspeitos do novo vírus; médicos; enfermeiros que prestam atendimento; paramentação dos funcionários e equipe de limpeza, responsável pela higienização correta das ambulâncias, evitando uma possível contaminação da equipe.

A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente, Nep, SAMU 192, Tatiara Araújo, explica que o treinamento teve objetivo de descentralizar os setores atingindo um maior número de público. “Solicitamos ao Estado que fizesse essa multiplicação não só para o SAMU de Imperatriz, mas para as nossas bases descentralizadas.

Sobre o treinamento dirigido pela médica infectologista do estado, Bianca Ferreira e o coordenador de vigilância epidemiológica, Onivaldo Coutinho, a coordenadora Tatiara Araújo enfatiza a importância da capacitação.

“Realizaremos o atendimento a pacientes com casos suspeitos ou confirmados de coronavírus, por demanda espontânea, e de acordo com os sintomas fazemos a remoção do domicílio para as unidades com suporte, hospitais e UPAs. Iremos atuar, ainda, nas transferências inter-hospitalares quando solicitado. O treinamento é importante pois nos auxilia no uso correto de EPIS para evitar a contaminação da doença e sua disseminação”.

Os treinamentos são voltados aos profissionais que, possivelmente, terão contato direto com pacientes em casos suspeitos ou até mesmo confirmados do vírus.

®SISTEMA NATIVA DE COMUNICAÇÃO

© 2009-2020 RÁDIO NATIVA FM 99,5 - Todos Direitos Reservados. IMPERATRIZ-MA

((designer by AEHER))