Fone(99) 3525-1636

ZAP(99) 99168-5235

Funai solicita parceria com a Adetuc para o fortalecimento da cultura Karajá e Krahô

Técnicos da coordenação regional Araguaia-Tocantins da Fundação Nacional do Índio (Funai) estiveram, na manhã desta quinta, 5, na Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) para solicitar uma parceria com o Governo do Estado voltada ao fortalecimento da cultura dos povos Krahô e Karajá, com a realização de cursos, oficinas e outras ações.

Segundo a indigenista especializada Maria Doroteia, a proposta é promover três ações em parceria com a Adetuc e outras instituições, sendo duas direcionadas ao povo Karajá e outra ação com a comunidade Krahô. Aos Karajá, está previsto o registro das músicas tradicionais e oficinas para discutir políticas culturais e captação de recursos pelos indígenas, prevista para a segunda quinzena de agosto.

O projeto voltado ao povo Krahô está sendo construído desde 2018, de acordo com a indigenista, e prevê curso dentro das aldeias com certificação técnica voltada ao turismo agroecológico. A proposta das ações, reiterou Maria Doroteia, nasceu a partir de pesquisas realizadas junto a estes povos , onde foram ouvidos os caciques, os anciãos e anciãs destas comunidades. “Os indígenas querem adquirir conhecimento para empregá-lo dentro das aldeias e estamos buscando estas parcerias para poder viabilizar estes projetos”, afirmou.

A vice-presidente da Adetuc, Mounira Alves Hawat reiterou que é orientação do secretário de Indústria, Comércio e Serviços e presidente da Agência, Tom Lyra, trabalhar em prol do fortalecimento da cultura indígena no Estado, conforme determinação do governador Mauro Carlesse. “Eu não tenho dúvida que o presidente irá ficar muito feliz com o projeto e com certeza buscará meios para apoiá-lo”, reiterou.

A Funai ficou de oficializar para que a Adetuc possa fazer os encaminhamentos necessários para a viabilização da parceria.

®SISTEMA NATIVA DE COMUNICAÇÃO

© 2009-2020 RÁDIO NATIVA FM 99,5 - Todos Direitos Reservados. IMPERATRIZ-MA

((designer by AEHER))