Fone(99) 3525-1636

ZAP(99) 99168-5235

“São poucos que ainda olham por nós”, diz Cinthia sobre recursos de Kátia para o “Catarata Zero”

A Capital do Tocantins tem uma fila de 3.220 pacientes a espera da cirurgia para a cura da doença e, com o projeto, a expectativa é que 60% desta demanda seja sanada. Gurupi, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Tocantinópolis também serão atendidos pela iniciativa lançada em solenidade na escola Almirante Tamandaré com a presença da senadora Kátia Abreu (PDT) e da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB).

Cerca de mil pessoas beneficiadas

Kátia foi a responsável por destinar verba pública, através de emenda parlamentar, para atender a demanda dos casos no Tocantins. A Capital está inclusa no recurso de R$ 1.814.889,00. Essa verba irá contemplar 2.000 procedimentos cirúrgicos eletivos e beneficiará cerca de 900 a 1000 pessoas. Lembrando que o procedimento pode ser realizado em um ou dois olhos, a depender da necessidade do paciente.

São poucos que ainda olham por nós

Cinthia Ribeiro destacou a importância de atender a população acometida pela catarata. “Nós trabalhamos com muita responsabilidade e justamente por saber da máxima execução eficiente na aplicação dos recursos públicos que recebemos essa emenda destinada pela senadora Kátia Abreu, que expresso esta satisfação. São poucos que ainda olham por nós. É em nossa porta que as pessoas batem para procurar saúde de qualidade, educação e muito mais”, discursou.

Prazos

A expectativa da Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) é que todos os processos estejam aptos a execução a partir do início de janeiro de 2020. O credenciamento foi definido com base em edital e uma reunião com as empresas credenciadas já foi realizada no final de novembro. Na ocasião, ficou estabelecido um período de 10 dias úteis a partir do recebimento do ofício para quem tivesse interesse em participar do projeto protocolar os documentos exigidos.

Emenda

A senadora Kátia Abreu (PDT) contou que sua iniciativa surgiu após conversa com um parlamentar do Piauí, a partir disso, ela começou a realizar pesquisas e estudar sobre a necessidade no Tocantins em relação a demanda de cirurgias de catarata. “Nós escolhemos cinco cidades para fazermos as cirurgias, eu confesso que no começo eu imaginei que teríamos muita dificuldade, mas tivemos o apoio da prefeita Cinthia e com isso conseguimos dar andamento a esse excelente projeto”, ponderou.

Doença

A catarata é uma doença dos olhos, que consiste na intransparência parcial ou total do cristalino. Pode ser ocasionada por diversos fatores, porém, o envelhecimento é causa mais recorrente da patologia. Atualmente a doença é uma das principais causas de cegueira reversível no mundo. Deste modo, a resolução dos casos é tipificada como uma demanda social relevante para saúde da população. (Com informações da Secom/Palmas)

®SISTEMA NATIVA DE COMUNICAÇÃO

© 2009-2020 RÁDIO NATIVA FM 99,5 - Todos Direitos Reservados. IMPERATRIZ-MA

((designer by AEHER))