Fone(99) 3525-1636

ZAP(99) 99168-5235

Raimundo Cabeludo é homenageado na Comemoração dos 30 anos da Carta Magna maranhense

Nesta quinta feira (17), o empresário Raimundo Nonato Cabeludo Vieira foi um dos homenageados pelo “Poder Legislativo maranhense” pelo transcurso dos 30 anos de promulgação da atual Carta Magna maranhense.

Trata-se de sessão solene, iniciada com cerimônia militar, passagem de trópas, e no Plenário Nagib Haickel, o presidente da Assembleia Legislativa (Alema) deputado Othelino Neto (PC do B), ministrou as honras da solenidade.

Ele afirmou ser fundamental a valorização dos atos que refletem o exercício da democracia, uma vez que a Constituição se configura como o norte essencial para todos os cidadãos.

Na cerimônia, o deputado federal Gastão Viera, um dos parlamentares constituintes homenageados, ministrou palestra, com a presença do atual presidente da Associação dos Ex-deputados Estaduais, Carlos Guterres, que foi 1º vice-presidente da Assembleia durante a elaboração e promulgação da Constituição Estadual, e do o atual deputado José Gentil (PRB), único detentor de mandato, remanescente da legislatura que promulgou a Carta Magna maranhense, em 5 de outubro de 1989, também, protagonista de um documentário produzido pela Assembleia Legislativa para resgatar os 30 anos desse feito histórico.

Natural da cidade maranhense, de Vitória do Mearim, o empresário Raimundo Nonato Cabeludo Vieira é um dos signatários da Constituição Estadual, é autor dos projetos que criaram os municípios de São Pedro d’Água Branca, Cidelândia, Itinga, Senador La Rocque, Buritirana, Lajeado Novo, São João do Paraíso e São Pedro dos Crentes.

Enquanto deputado, criou as comarcas de João Lisboa, Montes Altos e Estreito, e elevou de 1ª para 2ª Entrância a comarca de Porto Franco, e de 2ª para 3ª a comarca de Açailândia.

Raimundo Cabeludo é também responsável pela criação das delegacias especializadas em Imperatriz, época em que só havia uma, e também autor da proposta que instalou em Imperatriz o Corpo de Bombeiros.

Militante da politica e vida pública de três estados (Maranhão, Pará e Tocantins) Raimundo Cabeludo pretende voltar à vida pública, na condição de prefeito de João Lisboa (MA) onde já fixou residência. Tem como proposta, realinhar o mapa dos municípios desmembrados da antiga Gameleira (Senador La Rocque e Buritirana) por considerar injusto o que ficou para a unidade mãe.

No estado do Pará, o empresário Raimundo Nonato Vieira, é detentor do título de “Cidadão Paraense”, honraria que reconhece o seu empreendedorismo.

Em Imperatriz, é detentor de reconhecimento com diversas “Comendas” e títulos, inclusive o de “Cidadão Imperatrizense”.

Em Parauapebas (PA) a Câmara Municipal concedeu-lhe o título de “Cidadão Honorário”.

No estado do Tocantins, Raimundo Cabeludo é detentor do título de comendador, outorgado pelo estado, na gestão do governador José Wilson Siqueira Campos.

Em seu histórico político, constam diversos fatos marcantes, a exemplo do ocorrido em maio de 1987, quando na Câmara Municipal de Imperatriz, instalou-se a Comissão de Coordenação Pró-Maranhão do Sul, plena campanha pela redivisão territorial do estado.

Os trabalhos daquela comissão estiveram sob a direção dos deputados estaduais Léo Franklin e Raimundo Cabeludo.

“Passados 30 anos, voltar a esta casa, com o reconhecimento de ter contribuído para a elaboração da Constituição Cidadã do Maranhão, é relembrar os benefícios resultantes do nosso trabalho, é recordar os debates que fizeram prevalecer a razão”. Disse Raimundo Cabeludo, ladeado pelas filhas Michela e Marilangela Vieira.

Compareceram à sessão solene os seguintes constituintes de 1989: Aristeu Barros, Benedito Terceiro, Carlos Braide, Carlos Guterres, Carlos Melo (em memória), Celso Coutinho, César Bandeira, Clodomir Paz, Eduardo Matias, Francisco Camelo, Francisco Martins, Galeno Brandes (em memória), Gastão Vieira, Inácio Pires, Irineu Galvão (em memória), Ivar Saldanha (em memória), João Bosco, Jorge Pavão, José Bento Neves (em memória), José Gentil, Juarez Lima, Juarez Medeiros, Juscelino Rezende, Kleber Carvalho Branco (em memória), Léo Franklin (em memória), Luís Coelho (em memória), Marconi Farias, Mário Carneiro, Pedro Vasconcelos, Raimundo Cabeludo, Raimundo Leal (em memória), Raimundo Nonato Jairzinho da Silva (em memória), Remi Trinta e Sarney Neto.

Por Arimateia Jr.
Dados da solenidade: ALESMA

®SISTEMA NATIVA DE COMUNICAÇÃO

© 2009-2020 RÁDIO NATIVA FM 99,5 - Todos Direitos Reservados. IMPERATRIZ-MA

((designer by AEHER))