Fone(99) 3525-1636

ZAP(99) 99168-5235

Exposição: Choque, landruá, sucubé, munzuá… O Design da Pesca no Maranhão

A exposição que reúne 120 peças criadas por 80 artesãos, de 41 municípios maranhenses. São redes, armadilhas, viveiros, itens de armazenamento e de transporte, além de remos e agulhas de tecer rede, com nomes que variam de região a região e funcionalidades adequadas ao tipo e à profundidade das águas para as quais foram criados.

A exposição aponta a abundância das águas, doces e salgadas, do Maranhão como o contexto propício para o desenvolvimento dessa vasta produção de artefatos que se espalha por todo o estado, cujo Mapa Hídrico é um verdadeiro rendilhado.

As peças foram coletadas pelos pesquisadores do MAPEARTE, um extenso projeto de mapeamento do artesanato maranhense, que já passou por 70 cidades, buscando os artesãos em atividade e registrando seu trabalho com o objetivo de torná-lo mais conhecido e valorizado.

Para quem se interessa por design e decoração, para aqueles interessados em aprender mais sobre o universo da pesca ou sobre as técnicas construtivas dos artefatos, para os que gostam de artesanato e conhecimentos tradicionais e para que todos que amam as coisas do Maranhão, a exposição é uma visita imperdível.

A exposição está aberta à visitação até o dia 30 de novembro.


Exposição
VITRINE MAPEARTE
Redes do Maranhão

A exposição Redes do Maranhão reúne 25 peças vindas de 14 cidades, mostrando um pouco da diversidade de técnicas e materiais presentes no artesanato maranhense. Da riqueza das fibras vegetais à tecelagem manual de algodão, passando pelo uso de retalhos de tecido, de embalagens plásticas e até do nylon de guarda-chuvas quebrados, com varandas elaboradas ou sem elas, são peças cheias de estilo e beleza, criadas por artesãos maravilhosos.

®SISTEMA NATIVA DE COMUNICAÇÃO

© 2009-2020 RÁDIO NATIVA FM 99,5 - Todos Direitos Reservados. IMPERATRIZ-MA

((designer by AEHER))