Fone(99) 3525-1636

ZAP(99) 99168-5235

Governo e Vale realizam 12ª edição do Estação Saúde, no trem de passageiros

Cerca de 1.500 pessoas foram atendidas por equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), na 12ª edição da Estação Saúde, no trem de passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC). O programa ofereceu ações de prevenção, promoção e testes de HIV e sífilis, no percurso São Luís/Açailândia, na quinta (15) sexta-feira (16). A iniciativa é uma parceria com a Fundação Vale e a Vale.

“A parceria com a Vale fortalece o trabalho preventivo desenvolvido na atenção primária e reforça o atendimento nesta linha de cuidado. Na missão de garantir cuidado à nossa população, a gestão estadual tem assegurado investimentos para que as ações de saúde sejam eficientes tanto no âmbito da prevenção quanto no tratamento”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Até Açailândia, o programa Estação Saúde reuniu serviços preventivos de educação em saúde, nas áreas de atenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/Aids e Hepatites, com a distribuição de preservativos e oferecimento de teste rápido; saúde bucal, com distribuição de kits, saúde da criança e do adolescente e alimentação e nutrição.

“Oferecemos serviços de saúde básica para todos os passageiros no trecho São Luís e Açailândia. A ação encerrou na sexta-feira com o retorno do trem, com rastreio de pacientes e ação preventiva, onde orientamos a buscar uma unidade básica de saúde”, disse o técnico da SES, Orlando Frazão.

O atendimento iniciou nesta quinta-feira (15) com o percurso do trem em São Luís. “O vagão social é um ativo social para os passageiros, assim como para os moradores ao longo da linha férrea da Vale, onde oferecemos diversos serviços para população. O Estação Saúde, realizado em parceria com SES, é o maior programa que desenvolvemos no vagão social”, destacou o analista operacional do Trem de Passageiros, Alex Sandro Rocha.

Estação Saúde

O programa “Estação Saúde” promove ações educativas para a promoção da saúde. Os passageiros recebem orientações sobre nutrição, prática de exercícios, saúde bucal e saúde do homem, garantindo acesso a serviços de verificação de pressão arterial e glicemia e teste rápido. As atividades de saúde a bordo do trem possibilitam também o mapeamento de casos identificados ou suspeitos para serem encaminhados à rede pública de saúde.

®SISTEMA NATIVA DE COMUNICAÇÃO

© 2009-2020 RÁDIO NATIVA FM 99,5 - Todos Direitos Reservados. IMPERATRIZ-MA

((designer by AEHER))