Fone(99) 3525-1636

ZAP(99) 99168-5235

Amarante: As melhorias na infraestrutura, educação, esporte e lazer

Em média 37.894 habitantes serão diretamente beneficiados com as obras do Governo do Estado em execução na cidade de Amarante, na região Oeste do Maranhão. Por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), estão sendo construídas uma unidade do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), uma do Viva, um Centro de Esporte e Lazer e a rodovia que interliga a cidade à Sítio Novo.

Segundo o secretário da Sinfra, Clayton Noleto, as obras fazem parte da política de descentralização adotadas pela gestão. “Estamos levando investimentos históricos para Amarante, em diversas áreas como infraestrutura, educação e esporte e lazer. São obras que descentralizam as políticas públicas, que antigamente eram focadas em cidades de maior porte, como Imperatriz e São Luís. Isto representa garantia de direitos dos moradores de todas as regiões do Maranhão”, destacou.

As obras, além de Amarante, contemplam também os municípios vizinhos, como Sítio Novo, Montes Altos e Buritirana e os moradores estão animados com os investimentos. “O Governo do Estado fez mais obras em cinco anos que qualquer outro governo. O IEMA é importante para toda região, para todos os municípios vizinhos. É um incentivo para o nosso povo, principalmente para a juventude”, avalia o comerciante Osvan Maracaipe.

O IEMA conta com uma estrutura completa, composta por laboratórios de Física, Química, Informática, Biologia e dois extras, além de auditório, sala de vídeo, biblioteca, copa, banheiros, salas de vídeo, almoxarifado, salas de aulas, sala profissionalizante, recepção, salas dos professores, secretaria, coordenação, diretoria e quadra poliesportiva. Já a unidade do Viva dispõe de espaços como banheiros, depósito, copa, recepção e quatro escritórios.

A construção vai acabar com a dificuldade das pessoas, que hoje precisam enfrentar de duas a três horas de viagem em busca da emissão de documentos e dos outros serviços ofertados pelo órgão. “Aqui precisava demais. Antes era uma dificuldade muito grande pra gente ter acesso aos serviços, como tirar documento, que pra gente é o principal”, disse a lavradora Ediner Moraes.


Amarante recebe diversas obras do Governo

O Centro de Esporte e Lazer será o primeiro com todas as condições adequadas para as práticas esportivas. O local vai contar com jardim, áreas de circulação, sala de professores, depósito de materiais esportivos, sala multiuso, recepção, depósito, administração, vestiários, sala de reunião, copa, cantina, pátio e banheiros. Além disso, dispõe uma quadra poliesportiva, arquibancada com capacidade para 338 pessoas, playground, ciclovia, estacionamento e pista de caminhada.

Embora não esteja totalmente pronta, a população já usa e aprova o passeio para a prática de caminhada. “Faço caminhada todo dia, sem nem tá pronto. Quando tiver pronto, vai ser melhor ainda. É muita gente que faz. Mais saúde pra gente”, afirmou a lavradora Maria Eunete.

A MA 275 vai tirar diversos moradores do isolamento e as obras estão bem adiantadas. Foram iniciados os serviços da sinalização e de instalação das defensas – estruturas metálicas colocadas nas pontes para garantir a segurança. A obra, além da sinalização, contempla 41 quilômetros de pavimentação, construção de pontes e acostamento.

®SISTEMA NATIVA DE COMUNICAÇÃO

© 2009-2020 RÁDIO NATIVA FM 99,5 - Todos Direitos Reservados. IMPERATRIZ-MA

((designer by AEHER))