Tocantins: Presidente da Adetuc recebe visita de artesã indígena da etnia Xerente

A artesã apresentou sua nova coleção exclusiva denominada Watô Akwê, dos artigos de decoração, acessórios de moda e biojóias produzidas com capim dourado.

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, recebeu na manhã desta sexta-feira, 29, a visita da artesã indígena, Shirlene Xerente, da etnia Xerente, da Aldeia Kâkaka, localizado no município de Pedro Afonso, distante 214 km de Palmas.

No encontro com Tom Lyra, a artesã apresentou sua nova coleção exclusiva denominada Watô Akwê, dos artigos de decoração, acessórios de moda e biojóias produzidas com capim dourado. A artesã também falou da sua trajetória de vida e de sua preocupação para manter viva a tradição indígena, utilizando matéria –prima nativa da flora do Cerrado tocantinense a exemplo do capim dourado, a seda de buriti, sementes de tiririca, dentre outros.

Shirlene Xerente tem seu artesanato patenteado, e teve o apoio técnico da designer de jóias, do estado do Rio de Janeiro, Mariana Paes, que agregou valor e exclusividade ao artesanato, com resultados que encantam pelos detalhes, requinte e beleza e contou ainda com a parceria do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) na produção de um catálogo promocional de seus produtos.

“Me sinto honrado com a visita da artesã Shirlene, pois ela representa muito bem a cultura indígena do nosso Estado por meio de sua arte, com seu espirito empreendedor e com práticas ambientais sustentáveis traduzidas em seu trabalho. São exemplos como esses que Governador Mauro Carlesse incentiva e busca fomentar a economia criativa do etnoturismo e também de toda a cadeia produtiva”, destacou Tom Lyra.

A artesã Shirlene Xerente foi uma das contempladas no edital de chamamento público do governo do Estado para a participação na 30º Feira Nacional de Artesanato – Expominas – Belo Horizonte/MG. O evento ocorrerá no período de 3 a 8 de dezembro, em Belo Horizonte (MG).

“Estou muito feliz por ter sido recebida pelo presidente Tom Lyra, que elogiou muito meu trabalho. Estou satisfeita ainda em poder participar da Expominas, onde irei apresentar minha nova coleção, numa feira tão importante como essa”, considerou Shirlene.

®SISTEMA NATIVA DE COMUNICAÇÃO

© 2009-2018 RÁDIO NATIVA FM 99,5 - Todos Direitos Reservados. IMPERATRIZ-MA

((designer by AEHER))