Capacitação: Governo promove evento para Entrevistador do Cadastro Único

O treinamento conta com a participação de 61 técnicos vindos de 43 municípios tocantinenses e segue até esta sexta-feira, 8, na Egefaz, em Palmas.

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), deu inicio na manhã desta terça-feira, 5, na Capacitação para Entrevistador dos Formulários do Cadastro Único. O treinamento conta com a participação de 61 técnicos vindos de 43 municípios tocantinenses e segue até esta sexta-feira, 8, na Egefaz, em Palmas.

O gestor da Setas, Messias Araújo, disse que a equipe da secretaria está empenhada nesta capacitação dada a importância do preenchimento dos formulários do Cadastro Único. “As informações precisam ser coletadas com clareza e exatidão, já que o Cadastro Único é o instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população”, afirmou.

No Cadastro Único são registradas informações como as características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

O gerente de Proteção Social Básica, Bolsa Família e Benefícios, Matheus Macêdo Mota, explicou que nesta capacitação participam somente entrevistadores que ainda não haviam recebido o treinamento. “Esse treinamento é para quem ainda não foi capacitado e precisa estar alinhado para que realize um preenchimento com qualidade”, disse o gerente, complementando que os dados do Cadastro Único são utilizados para a seleção de beneficiários de programas ofertados pelos governos estaduais e municipais.

Trabalhando como entrevistadora em Araguatins há mais de um ano e meio, Millena Corrêa, disse que as maiores dificuldades estão na confirmação dos dados coletados. “Esse ano já realizamos mais de 500 visitas em busca de confirmar as informações repassadas; realizamos esse trabalho com transparência e tentando buscar sempre a realidade do município”, comentou. Já Marlete Rocha Rosa, de Pium, que iniciou na área há poucos meses disse que para ela é fundamental a capacitação para sanar as dúvidas. “Estou prestando muita atenção para que não ocorram erros nos preenchimentos de formulários”, afirmou.

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