Fone(99) 3525-1636

ZAP(99) 99168-5235

Pará conhece experiência terapêuticas maranhense para conflitantes da lei

Uma comitiva do Governo do Pará visitou, na terça- feira (6), a rede de serviços desenvolvidos na área de Avaliação e Acompanhamento das Medidas Terapêuticas Aplicadas às Pessoas com Transtorno Mental em Conflito com a Lei (EAP). É o caso do Hospital Nina Rodrigues da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Para a coordenadora da EAP do Pará, Maria do Socorro Bandeira, a visita pretende melhorar as ações que estão sendo desenvolvidas naquele estado. “Nós estamos fazendo uma interação com a equipe do Maranhão para absorver mais experiência para nossa equipe do Pará e é muito importante essa visita para conhecer os serviços in loco. Em relação ao Maranhão, estamos engatinhando e por isso toda troca de experiências é válida, principalmente pelo programa mais elaborado que o estado tem aqui. Nossa expectativa é conhecer e levar para o Estado do Pará essas ações”, destacou.

Segundo o chefe do Departamento de Atenção à Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão, Márcio Menezes, o trabalho é executado por uma equipe multidisciplinar, formada por psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, advogados, educadores físicos, dentre outros. Em todo o Brasil existem apenas cinco EAPs habilitadas pelo Ministério da Saúde, sendo duas no Piauí e três no Maranhão.

“O impacto para a saúde mental é enorme, pois começamos a olhar essas pessoas de outra maneira. Quando elas são internadas em um presídio ou mesmo no hospital psiquiátrico, são tratadas de forma desfavorecida, sendo que, na verdade, precisamos primeiro enxergar o indivíduo que possui um transtorno mental e, por isso, cometeu delitos e infringiu a lei, necessitando de tratamento adequado. Essa visita da EAP-PA mostra que estamos servindo de referência para outros Estados e isso é fruto dos nossos resultados”, afirmou Márcio Menezes.

O programa envolve a participação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ministério Público do Maranhão, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) e Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).

®SISTEMA NATIVA DE COMUNICAÇÃO

© 2009-2018 RÁDIO NATIVA FM 99,5 - Todos Direitos Reservados. IMPERATRIZ-MA

Tecnologia((Bootstrap)) Por: